[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), órgão vinculado a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Danival Falcão, participou do I Seminário Municipal Intersetorial para o Fortalecimento das Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente do município da Barra dos Coqueiros.

O evento aconteceu nesta quarta-feira, 7, no auditório da Secretaria de Assistência Social da Barra e reuniu todo o sistema de garantia de direitos para avaliar e traçar ações interesetoriais de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa surgiu a partir do relatório da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que mostra pontos vulneráveis à exploração sexual contra crianças e adolescentes em rodovias federais.

Apesar de o município não estar entre as cidades sergipanas cortadas por BRs, o CEDCA e o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes iniciaram um trabalho de mobilização com os municípios citados pela PRF.

“O município de Barra dos Coqueiros apesar de não estar incluído nos pontos vulneráveis do mapeamento, está iniciando a elaboração do plano municipal a partir do seu diagnóstico, como os demais municípios. A Barra tem acompanhado os dados da violência e constatou que tem aumentado desde a construção do Porto de Sergipe e da ponte”, frisou Danival Falcão.

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jorge Passos, com o desenvolvimento da cidade vieram os problemas e, a partir daí, foi detectado o crescimento da exploração sexual. “O que nos trouxe a preocupação em trazer e incluir o município no mapeamento da PRF foi o desenvolvimento, pois temos uma área portuária e praias. Então, fizemos um levantamento juntamente com o CEDCA e constatamos que o número estava crescendo”.

O coordenador do Conselho Tutelar da cidade, Renato César de Oliveira, destacou que o seminário veio para ajudar no trabalho junto com a comunidade. “Ainda existe um tabu nas comunidades e, principalmente, na família com relação a exploração sexual. A gente percebe que é um tema polêmico”.

Também presente na solenidade, a secretária de Assistência Social da Barra dos Coqueiros, Rita de Cássia Ferreira, relatou que a iniciativa é importante por o município se tratar de um pólo turístico. “O seminário é uma forma de discutir e traçar estratégias para o controle desse mal que atinge a muitas de nossas crianças e adolescentes”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.