[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante seminário realizado nesta última quarta-feira, 15, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) promoveu a Oficina Estadual para Avaliação e Fortalecimento do Código de Conduta Ética do Turismo para o Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Estado de Sergipe. De acordo com o presidente do Cedca, Danival Falcão, o objetivo foi fortalecer ações de prevenção e enfrentamento à violência sexual no âmbito do turismo.

O evento aconteceu no auditório do Hotel Del Canto, das 13h às 18h. Na oportunidade a representante do Comitê Nacional, Márcia Cristine P. Oliveira, apresentou a avaliação do Código de Conduta Ética do Nordeste. De acordo com Márcia Cristine, Sergipe está cada vez mais envolvido em proteger às crianças e adolescentes. “Disseminar e propagar a defesa da infância e adolescência é hoje uma das pautas principais do estado de Sergipe”, afirma a representante do Comitê Nacional.

Dentre os atores sociais de defesa à criança e adolescente estava a representante da Emsetur, Maria de Lourdes Moreira, que falou sobre o trabalho preventivo da rede atendimento. “Nós articulamos ações de enfrentamento à exploração. Sergipe possui atrativos turísticos que não estão voltados para a exploração de crianças e adolescentes e trabalhamos no sentido de promover nosso turismo de forma a fechar o cerco para que nossas crianças estejam protegidas”, declara Maria de Lourdes.

Para avaliar o Código de Conduta Ética do Turismo de Sergipe foram organizados grupos de trabalhos que discutiram e refletiram as políticas locais para prevenção proativa. Crianças e adolescentes foram tema central das discussões e, segundo a representante do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe, Noélia Moura dos Anjos, o encontro é muito importante para disseminar informações e mobilizar a comunidade para ações preventivas.

“É preciso fazer esse trabalho de prevenção, sim. O trabalho realizado por nós, enquanto guias de turismo, é de justamente oferecer o que o estado tem de melhor e fazer é claro, a conscientização dos turistas”, reforça Noélia Moura.

O seminário contou ainda com as presenças de representantes da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, conselheiros municipais de direitos, conselheiros tutelares, gestores municipais da Assistência, representante do Gabinete da primeira-dama do Estado de Sergipe, dentre outros atores da rede de defesa ao enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.