Conselho de Administração da Fundat avalia o ano de trabalho e faz planos para 2004
O presidente da Fundat, Edson Freire Caetano, explicitou tudo o que foi feito para uma vida social melhor, focalizando a geração de emprego e renda para todos os cidadãos. “A Prefeitura, por meio da Fundat, oportuniza a qualificação da mão-de-obra, com inúmeros cursos profissionalizantes. E, além disso, intermedia a inserção desses profissionais no mercado de trabalho”, comentou, acrescentando que está firmada parceria com a Norcon, Torres Construtora, Lojas Americanas, Progresso e muitos outros.
Edson Caetano demonstrou como o Credpovo tem feito sucesso e atingido todas as classes sociais, em suas diversas linhas de crédito. Ele lembrou que em princípio, o banco teve seu crédito direcionado ao setor formal, pequenas e microempresas, que necessitassem de crédito para ampliar empreendimentos. Edson também fez questão de frisar a parceria vitoriosa com o Banco do Nordeste.
O presidente citou que foi criada uma linha de crédito que viabilizou a modernização da frota de táxi, o Credtáxi, destacando também que a fundação desenvolveu cursos de inglês e de relações interpessoais para os motoristas.
No setor informal, o Credpovo desenvolveu outras linhas de crédito, por meio de convênio firmado com o Banco do Brasil, que disponibilizou um teto de R$ 5 milhões, para serem empregados neste setor.
O programa Caixa Aqui também mereceu destaque na reunião. “Esse programa é uma linha de crédito que empresta ao cidadão até R$ 200,00, com juros de 2% ao mês. Esse crédito chega aos comerciantes autônomos e as pessoas físicas de baixa renda. Está funcionando muito bem, pois há um conjunto de ações integradas entre as secretarias. A exemplo disso, estamos cadastrando as pessoas do Fome Zero, para que tenham oportunidade de emancipar-se deste programa e se manter no mercado”, explicou o presidente da Fundat.
Outro programa ressaltado foi o Moradia Cidadã/PAR. “A Prefeitura vem desenvolvendo ações sociais e reais. Em Aracaju, já são mais de três mil casas distribuídas”, afirmou o presidente do Conselho Administrativo da Fundat, José de Oliveira Júnior, que é secretário Municipal de Governo.
“Temos uma cooperativa de confecções na Coroa do Meio. Pretendemos dar subsídios para criação de cooperativas de Pesca e Construção Naval; de construção civil; de alimentos desidratados e marcenaria”, declarou Edson Caetano.
O projeto Freguesia aumentou em 50% as vendas dos artesãos que comercializam os seus produtos nas praças Olímpio Campos e Tobias Barreto. Além disso, o projeto passou o ano valorizando também os artistas sergipanos, propiciando apresentações de diversos cantores nas praças.
A reunião terminou com a proposta de manter todos os projetos em vigor e criar mais oportunidades de geração de emprego e rede para todos os cidadãos aracajuanos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Conselho de Administração da Fundat avalia o ano de trabalho e faz planos para 2004 – Fotos: Abmael Eduardo