Conselho da Criança e do Adolescente, Prefeitura e demais parceiros avaliam campanha ´Não Dê Esmola: Dê Cidadania´
De acordo com dados levantados pela Prefeitura de Aracaju, até o momento, as rondas sociais detectaram a presença de crianças e adolescentes nas ruas, que foram encaminhadas para a Central Permanente de Acolhimento do programa ´Acolher: Das Ruas à Cidadania´. Foram atendidos 15 meninos, entre eles, cinco crianças e dez adolescentes em trajetória de rua, oriundas do Estado de Alagoas, Itabaiana, do município de Barra dos Coqueiros e também da capital.
As rondas sociais são realizadas periodicamente durante esta fase da campanha ´Não Dê Esmola: Dê Cidadania´, criada para sensibilizar a sociedade de que o gesto de dar esmolas só contribui com a permanência destas crianças e adolescentes nas ruas da cidade. Nesta campanha, representantes do CMDCA, do Juizado da Infância e Juventude, da Prefeitura de Aracaju e do Conselho Tutelar realizam rondas sociais e as crianças e adolescentes encontrados perambulando nas ruas são encaminhados para a Central Permanente de Acolhimento para que eles retornem ao convívio familiar.
Para o conselheiro Jerônimo da Silva Sérgio, do Conselho Tutelar do Terceiro Distrito, que participou da Ronda Social durante as ações da campanha, destacou a importância destas ações da campanha. “A campanha é importante tanto para o nosso município como também para que outros municípios possam se envolver e estar presentes nessa ronda social, já que grande parte de crianças e adolescentes são oriundas de outros municípios também”, ressaltou o conselheiro.
Representantes do Juizado da Infância e Juventude explica a importância da avaliação. “A avaliação serviu para aperfeiçoarmos a nossa ação, uma reunião realizada com intuito de prestar melhor atendimento à criança e ao adolescente em trajetória de rua”, comentou o diretor do comissariado, Redival Alcântara dos Santos. “Percebemos que a simples divulgação da Campanha trouxe muitos benefícios. Notoriamente houve uma diminuição de crianças e adolescentes nos sinais, em frente aos shoppings como também serviu para coibir o trabalho infantil, responsabilizar os pais nos casos de omissão em relação aos seus filhos, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente”, complementou o comissário.
A secretária Rosária Rabelo, de Assistência Social e Cidadania, acompanhou a reunião, demonstrando o total apoio da Prefeitura de Aracaju nesta Campanha do CMDCA. Ela esclareceu o papel do órgão gestor e executor das políticas públicas no município de Aracaju, que atualmente conta com 11 Centros de Referência da Assistência Social e Cidadania (Cras) e três Centros Especializados da Assistência Social para atender crianças, adolescentes, idosos e toda comunidade, onde são executados projetos sociais, criados com o objetivo de resgatar a cidadania e a integração social.
“Sabemos que questões sociais são difíceis de serem entendidas. Essa campanha não envolve uma única ação meramente. A tentativa de relançar essa campanha é de alguma forma combater e erradicar o trabalho infantil”, ressaltou. “Os atores do sistema de garantia e proteção são responsáveis na aplicação de medidas de proteção à criança, ao adolescente e também aos pais ou responsáveis. Todas estas ações estão voltadas para esses órgãos de garantia e a ação realizada em conjunto vai construindo uma infância e adolescência melhor, detectando as dificuldades e, assim, vamos aprimorando cada vez mais”, comentou.
“A avaliação da primeira etapa da campanha foi positiva porque houve uma ação conjunta com os órgãos que fazem parte do sistema de garantia”, ressaltou a presidente do CMDCA, Mônica Ferreira. “Porém, dificuldades irão surgir sempre. Mudar o conceito cultural tem que ser uma construção. Fazemos a nossa parte como órgão de elaboração de políticas públicas e, com a ajuda dos nossos parceiros, poderemos avaliar o que melhorar. Só assim iremos perceber através dos encaminhamentos dados pelos Conselhos Tutelar, que direcionamento a ser dado em prol da criança e do adolescente”, ressaltou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]