[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com a finalidade de eleger os novos membros que irão constituir o conselho consultivo do Monumento Natural Grota do Angico (Mona Angico), Unidade de Conservação gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), diversos representantes de organismos públicos, ONG’S e associações estiveram reunidos na manhã de hoje, 23, na cidade de Poço Redondo, com o propósito de formar o  conselho da área protegida.

Os encaminhamentos para eleição do conselho, que incluiu leitura do Regimento Interno e a apresentação das instituições convidadas a compor o conselho, foram conduzidos pelos engenheiros florestais e técnicos da Semarh, Carlos Miranda e Thiago Roberto Soares, ambos coordenadores da Grota do Angico.

Criado em 2010, o Conselho Consultivo- definido por órgão colegiado e que funciona como instância consultiva para o planejamento  e gestão da UC da Grota do Angico-  tem o objetivo de garantir a gestão democrática da Unidade de Conservação.

Segundo o Regimento Interno, o conselho do MONA Grota do Angico,  deverá ser formado pela seguinte estrutura: Plenário, Secretaria Executiva, Câmara Técnica e Comissão Permanente ou Provisória. Paritário, o conselho foi formado por 14 suplentes e 14 titulares.

Eleição

Democrático, o plenário foi composto com a participação de técnicos das prefeituras de Canindé de São Francisco e Poço Redondo, Integrantes de Organizações Não Governamentais (ONG), de Associações diversas, da Codevasf, Movimento Sem Terra (MST), Comunidades locais e da Universidade Tiradentes. Também participaram da reunião para eleição vereadores e o vice-prefeito de Poço Redondo.

Dos 28 componentes do plenário, sete foram encaminhados a participar, de forma democrática, da Câmara Técnica. Dos demais nove componentes, sendo três de cada, habilitaram-se a participar das Comissões de Educação, Turismo e a de Educação.

Satisfeito com a eleição do conselho, o coordenador do Angico explicou que “o conselho é uma articulação  muito menos formal e de ordem burocrática. É uma atuação pessoal de cada um dos conselheiros, motivada  pelo conhecimento  e  importância dada a Unidade de Conservação”, frisou Thiago Roberto.

Entusiasmados, os integrantes do conselho decidiram se reunir no próximo dia 28 de maio, e desta vez, na cidade de Canindé. A data é justificada por anteceder o evento da Missa do Cangaço que ocorrerá em Julho, criando a possibilidade de promover ações do conselho no evento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.