Conselheiros Tutelares do interior se espelham em experiências da PMA
O Encontro foi iniciado pela manhã com a participação da secretária de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, Rosária Rabelo, da diretora de Assistência da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Edivaneide Paes Lima, além da equipe técnica da Semasc e Conselheiros Tutelares dos municípios de Aracaju, Itaporanga D’Ajuda, Barra dos Coqueiros, Maruim, Nossa Senhora do Socorro e São Cristovão. Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Aracaju (Semasc), o encontro acontece até a próxima quinta-feira, dia 20, no Hotel Aquários, localizado na Praia de Atalaia.
De acordo com a coordenadora de Proteção Especial da Semasc, Silvana Santos, o encontro tem o objetivo de reunir os conselheiros para promover maior integração entre eles. “Esse encontro consiste em proporcionar um intercâmbio com os conselheiros tutelares, que podem discutir a sua atuação e, a partir dos temas abordados, direcionar sua prática de acordo com as diretrizes da Política de Assistência Social e sua articulação com o Sistema de Garantias de Direitos. E, como resultado do encontro, esperamos que seja elaborada uma proposta de atuação conjunta com alternativas que colaborem para assegurar o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”, comentou.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Aracaju, Glícia Salmeron, elogiou a iniciativa da Semasc em reunir os conselheiros tutelares para viabilizar a política de atendimento à criança e ao adolescente. “O objetivo maior desta reunião é conscientizar os conselheiros sobre o papel de cada um dentro da Rede de Proteção para podermos trocar experiências e aprendermos mais, pois constatamos que a maioria das crianças e adolescentes em abrigos de Aracaju provém de outros municípios”, ressaltou.
Os conselheiros que estão participando do evento não escondem a satisfação em poder discutir a problema da criança e do adolescente a partir da experiência de profissionais de outros Estados. Para o conselheiro Rogério Souza, de Itaporanga D´Ajuda, este encontro é muito proveitoso. Para ele, a partir deste evento os conselheiros poderão levar para seus municípios novas idéias. “Aqui em Aracaju há uma estrutura melhor de atendimento. Por isso, com este encontro, podemos buscar estruturas para implantação em Itaporanga”, disse.
Já Duceli Oliveira, uma das conselheiras do município de Nossa Senhora do Socorro, afirma que a cidade já pode utilizar em outras oportunidades algumas das experiências positivas adotadas em Aracaju. “A partir do que observamos aqui neste município mudamos nossa forma de trabalhar, conseguimos melhorar o desempenho dos conselheiros, adotando a política de escalas de trabalho existentes em Aracaju”, informou. “Este encontro deveria acontecer a cada seis meses para que os conselheiros pudessem sempre estar atualizados, visto que há uma rotatividade grande de conselheiros nos municípios”, observou José Moraes, também conselheiro de Nossa Senhora do Socorro.
O Encontro tem continuidade amanhã e quinta-feira durante todo o dia, contando com participação de profissionais de outros Estados convidados pela Semasc.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Conselheiros Tutelares do interior se espelham em experiências da PMA – Fotos: Wellington Barreto