[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante todo o dia de ontem, 20, integrantes dos Conselhos Municipais de Educação participaram de um encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), na sede do Conselho Municipal de Ensino de Aracaju (Comea). Com o objetivo de propor a substituição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef) pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o I Encontro de Conselheiros Municipais discutiu uma série de alternativas para a proposta.

Segundo a secretária de Educação, Rosangela Santana, esse encontro é de fundamental importância para avaliar o rumo democrático que está tomando a Educação no Brasil. “Sabemos hoje que um grande número de crianças passou a freqüentar a escola. No entanto é preciso saber qual a qualidade de ensino dessa escola que ela está freqüentando”, adverte.

Esse encontro que une Conselhos Municipais de Educação para fomentar discussões acerca do Sistema Municipal de Ensino, seus impasses e perspectivas, também pretende estabelecer conceitos sobre o Financiamento Público da Educação, a Gestão Democrática e o Controle Social, entre outros tópicos viscerais para a evolução da educação em Aracaju.

Até o final da tarde de hoje os participantes do encontro irão discutir vários outros temas. Entre eles, a equalização pela distribuição dos recursos da Educação entre o Estado e seus municípios; Universalização do atendimento na Educação Básica; Redução de desigualdades com garantia de investimento mínimo que assegure qualidade do Ensino; Valorização de professores e condições de garantia de Piso Salarial nacional para magistério.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.