Conferências Territoriais iniciam pelo Alto Sertão
As Conferências Territoriais do Planejamento Participativo de Sergipe Ciclo 2009-2010 tiveram início nesta segunda-feira, 17, no município de Monte Alegre, território do Alto Sertão. As Conferências Territoriais tem como objetivos identificar as melhores práticas desenvolvidas por organizações sociais com abrangência ou impacto territorial; divulgar ações governamentais de articulação e de dinamização econômica do território e fortalecer a atuação das instituições e organizações através da capacitação.
“Agora participam das conferências os delegados eleitos durante as conferências municipais pela sociedade civil, e delegados natos que são prefeitos, presidente da câmara”, explicou Gleidineides Teles, Superintendente de Desenvolvimento, Captação de Recursos e Programas Especiais.
As discussões durante a conferência foram divididas em quatros temáticas: capacitação em elaboração de projetos, planejamento e gestão ambiental; ações de governo de dinamização econômica; boas práticas territoriais e gastronomia.
Os prefeitos receberam ainda o relatório das Conferências Municipais contendo a caracterização do território e do município com dados econômicos e sociais e o levantamento das demandas dos municípios divididos por diretrizes.
A secretária de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón, entregou o relatório ao prefeito de Monte Alegre, José Vieira Aragão. “A conferência é um caso inédito do governo de Marcelo Déda, onde podemos discutir com a população projetos que venham valorizar nosso município, dar melhor qualidade de vida ao nosso povo”, disse o prefeito.
Alto Sertão
A conferência territorial do Alto Sertão atende os municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora de Lourdes e possibilita a integração dos municípios em busca de melhorias para o território.
“É a primeira vez que estou participando, e optei contribuir para discutir nossos problemas. Espero que essa conferência nos traga benefícios, não só para nós que somos de Canindé, mas para todos do sertão”, falou a delegada eleita do município de Canindé, Josiane de Jesus Santos.
Para o delegado eleito de Nossa Senhora da Glória, José Luciano da Silva, que participa das conferências desde 2007, as conferências estão dando resultado. “Vejo que esse governo é diferente dos outros, porque trabalha com a sociedade civil organizada, e dessa forma, todos pensam juntos em soluções para o desenvolvimento, trazendo um grande avanço para a população sergipana”.
“É aqui que se dá espaço a população para expor grandes problemas e procurar soluções que contribua para o desenvolvimento do território como um todo. Então acredito muito nesse processo, porque as demandas hoje são expostas de baixo para cima e não mais impostas pelo governo e sim pela vontade e anseio da grande maioria”, disse Frei Enoque prefeito de Poço Redondo.
Aroldo José da Silva, delegado eleito de Monte Alegre, concorda que a troca entre Governo do Estado e sociedade civil é fundamental para priorizar os investimentos públicos. “Acredito que essa é a forma correta de governar, com a participação popular. Essa é a forma de planejar e administrar corretamente os recursos públicos”.
As Conferências Territoriais continuam nesta terça-feira, 18, com o território do Médio Sertão, no município de Nossa Senhora das Dores
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]