Conferências territoriais discutem direitos da pessoa idosa em Sergipe
Com o tema “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”, o Conselho Estadual dos Direitos e Proteção do Idoso (Cepidi) deu início às Conferências Territoriais dos Direitos da Pessoa Idosa, nesta quinta-feira, 5. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e visa criar e fortalecer espaços reais de discussão sobre as políticas públicas voltadas à pessoa idosa com base na Política Nacional do Idoso, no Estatuto do Idoso e no Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento.
A primeira das conferências estaduais deste ano foi sediada em Itabaiana e abrangeu o Agreste Central, que inclui as cidades de Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Frei Paulo, Macambira, Malhador, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis, São Domingos e São Miguel do Aleixo.
Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção do Idoso, João Valmir de Souza, as conferências são importantes no sentido de articular a sociedade para apresentar aos gestores os problemas enfrentados pelos idosos. “A sociedade bem organizada consegue tudo. Através dessas conferências, podemos buscar soluções para o que precisa melhorar. Este é o espaço para fazermos uma reflexão sobre o passado, uma análise do momento atual e traçar metas para o futuro”, destacou, acrescentando que a população idosa do país está aumentando. “Nossos gestores públicos já estão se preocupando e nós da sociedade civil devemos participar desses encontros”.
Êlda Souza, uma das conselheiras do Cepidi, ressaltou que a atenção à pessoa idosa é um dos compromissos do Governo Federal e de Sergipe. “Após as conferências, ficam as deliberações para que os governos municipais implantem, de fato, essas ações delegadas nas conferências. Vale ressaltar que as contribuições oriundas da Conferência Territorial serão levadas para a Estadual e, posteriormente, para a Nacional que acontece ainda este ano”, explicou.
Representando os demais idosos presentes na Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa, Ivanilde Batista da Conceição falou com satisfação sobre a iniciativa. “É muito bom ser lembrada. Nós, idosos, precisamos lutar ainda mais por nossos direitos. Já avançamos, mas precisamos avançar ainda mais.”
Programação
10 de maio – Sul (Sede em Estância)
Arauá, Boquim, Cristinápolis, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Salgado, Santa Luzia do Itanhi, Tomar do Geru e Umbaúba
11 de maio – Baixo São Francisco (Sede em Neópolis)
Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Ilha das Flores, Jopoatã, Malhada dos Bois, Muribeca, Pacatuba, Propriá, São Francisco, Santana de São Francisco, Telha
19 de maio – Leste Sergipano (Sede em Rosário do Catete)
Capela, Carmópolis, Divina Pastora, General Maynard, Japaratuba, Pirambu, Santa Rosa de Lima e Siriri
20 de maio – Centro Sul (Sede em Simão Dias)
Lagarto, Poço Verde, Riachão do Dantas, e Tobias Barreto
24 de maio – Médio Sertão (Sede em Aquidabã)
Cumbe, Feira Nova, Graccho Cardoso, Itabi e Nossa Senhora das Dores
25 de maio – Grande Aracaju (Sede em Aracaju)
Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, Maruim, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão
26 de maio – Alto Sertão (Sede em Nossa Senhora da Glória)
Poço Redondo, Porto da Folha, Canindé do São Francisco, Gararú, Monte Alegre e Nossa Senhora de Lourdes.
- Conferências territoriais discutem direitos da pessoa idosa em Sergipe – Fotos: Ascom/Seides