[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Tobias Barreto sediou a V Conferência Municipal de Assistência Social nesta quarta-feira, 3, com o tema nacional ‘Consolidar o SUAS e Valorizar Seus Trabalhadores’. O evento objetiva avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da Gestão Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas e projetos.

O encontro aconteceu no Clube Social e contou com a participação dos usuários dos serviços como Benefício de Prestação Continuada (BPC), Peti, Projovem, Bolsa Família e outros, além do poder público, associações, instituições e comunidade em geral. Na abertura do evento, os participantes prestigiaram as apresentações do coral formado pelos jovens do Peti e grupo de fantoches formado pelos adolescentes do Projovem.

Representando a secretária de Estado da Inclusão, Desenvolvimento e Assistência Social, Eliane Aquino, a diretora do Departamento de Assistência Social (DAS), Sônia Azevedo pontuou que a história do desenvolvimento social no Brasil deve muito à participação e luta popular. “É justamente nesses momentos das conferências que identificamos as necessidades para que a política de assistência seja efetivada de modo mais includente”, disse a assistente social.

Durante o encontro, Jaime Adriano Rabelo, coordenador Geral da regulamentação da Gestão Intergovernamental da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), proferiu uma palestra sobre a consolidação do SUAS. Além disso, destacou a importância da realização das conferências.

“É fundamental que população participe do processo de construção das políticas públicas, seja na Saúde, Educação ou Assistência Social, porque a população é a principal beneficiada”, frisou o especialista, acrescentando que as conferências municipais são o primeiro momento de avaliação do que já foi realizado e formulação do que poderá ser implantado para os próximos anos após as discussões territoriais, estaduais e federal.

Controle Social

A secretária executiva do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Marta Gama, que também foi uma das palestrantes, destacou que as Conferências de Assistência Social realizadas a cada dois anos são o instrumento de efetivação da participação popular. “É o momento onde representantes governamentais e da sociedade civil organizada exercitam o controle social na garantia dos direitos de cidadania”.

O secretário de Assistência Social do município de Tobias Barreto, Valdiosmar Vieira, explicou que o momento é marcante. “É a hora em que o povo se posiciona para dizer quais são as suas reais demandas. É a partir das conferências que a gente faz os grandes projetos e institui as grandes políticas. O SUAS, por exemplo, é fruto do trabalho iniciado nas conferências municipais”, lembrou.

Participação

Participaram da solenidade a deputada estadual Ana Lúcia, o prefeito de Tobias Barreto, Dilson Agripino, o presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Aldevan Macedo, a assistente social Rosária Rabelo e demais autoridades da região.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.