[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Por Alex Santiago, repórter da Sedurb

Dando continuidade a serie de conferências que vem acontecendo desde o final do último mês de julho, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizou durante todo o dia 15, quinta-feira, a Conferência Territorial no Agreste Sergipano.

Tendo entre os seus principais eixos a participação popular como instrumento chave para o fortalecimento das políticas públicas, as Conferências Territoriais dão continuidade às Conferências do Planejamento Participativo iniciadas na primeira gestão do Governo Marcelo Déda e que resultaram em obras e investimentos nas áreas de educação, saúde, segurança pública, desenvolvimento urbano, econômico e social realizadas nos últimos anos em todos os municípios sergipanos.

Com a terceira maior população do Estado (aproximadamente 234 mil habitantes), o território do Agreste Sergipano possui 14 municípios que se destacam pelo comércio, serviços e uma cadeia produtiva relevante para a economia de Sergipe. A participação na conferência reforça a intenção em ampliar as discussões sobre a viabilidade de execução de obras e implantação da política de desenvolvimento urbano no território.

Intermediação

Segundo o prefeito de Carira e anfitrião da conferência no território, Diogo Machado, esse é o momento em que a voz do povo deve vir à tona. “Agradecemos à Sedurb pela oportunidade em propor ao nosso município sediar esse evento. É a hora em que a população deve mostrar as suas necessidades e o que pode beneficiá-la, nós governantes possamos ouvi-la e após discussões, façamos com que essas demandas cheguem até as instâncias superiores e elas possam intermediar esses benefícios a fim de que melhorias para o povo sergipano possam ser efetivadas”, declarou

Do município vizinho, o prefeito de Pinhão, Eduardo Marques comungou da mesma opinião. “Com certeza todos os representantes dos municípios terão um dia proveitoso, em que propostas de credibilidade serão aprovadas e posteriormente levadas até Brasília”, disse.

Para o Vice- Prefeito de Nossa Senhora Aparecida, José Erinaldo Santana, a Conferência é mais do que importante. “Encontros como esses são fundamentais porque podemos expressar os principais problemas dos municípios para que as autoridades máximas possam ajudar e contribuir para as melhorias da população”, afirmou.

Importância das Conferências

Representando a Secretária de Estado do Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón, o economista e assessor da Sedurb, Wellington Costa ressaltou a importância de eventos dessa natureza. “Na verdade as conferências territoriais têm a continuidade de outras realizadas no início da primeira gestão do Governador Marcelo Déda, a frente do Executivo Estadual. Foram sementes plantadas e que renderam bons frutos nas áreas de educação, saúde, habitação, segurança pública, transporte, entre outras”, relembrou.

Wellington disse ainda que a união dos municípios é primordial para que as demandas da população sejam legitimadas. “A cooperação entre os municípios é fundamental para que as ações possam ser realizadas com sucesso. Um grande exemplo é a integração dos municípios do território da Grande Aracaju que se uniram em prol do consórcio do aterro sanitário. Temos a certeza de que 14 municípios unidos, o Agreste Sergipano poderá se desenvolver muito mais”, frisou.

Por meio de slides, o assessor da Sedurb apresentou os indicadores sociais e econômicos do território, destacou as principais obras realizadas em cada um dos municípios, em especial às do Programa Sergipe Cidades. Em seguida o coordenador das conferências explicou os procedimentos para as discussões temáticas, que foram divididas em três grupos: Desenvolvimento Urbano, Transporte e Mobilidade; Oportunidade de crescimento da cidade; Políticas Sociais e Governança.

Nesta sexta-feira, 16, a Conferência Territorial será realizada das 8h às 17h no Centro de Convenções de Aracaju. O evento congregará todos os municípios que compreendem os territórios do Leste Sergipano e da Grande Aracaju.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.