Conferência Territorial do Médio Sertão define ações prioritárias
Mais uma Conferência Territorial do Planejamento de Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe (PDTP) foi realizada nesta terça-feira, 10. O evento, que ocorreu no município de Aquidabã, contemplou os municípios do Médio Sertão, que incluem, além de Aquidabã, Cumbe, Nossa Senhora das Dores, Feira Nova, Graccho Cardoso e Itabi.
Como acontece em todas as conferências, os pontos analisados e votados em plenárias pelos delegados representantes de cada município foram relacionados aos temas Educação; Saúde; Assistência Social; Segurança; Agropecuária; Administração Pública; Habitação; Cultura, Esporte e Lazer; Indústria, Comércio, Serviços e Turismo; Infra-estrutura: estradas, energia e saneamento ambiental.
Entre as prioridades eleitas na Educação estão a construção de uma escola agrícola profissionalizante no território e de uma escola técnica e a implantação de um pré-vestibular. Já na área da Saúde, os destaques são a ampliação dos serviços dos hospitais regionais, a implantação de uma Farmácia Popular Regional e de um Centro de Referência da Mulher.
A Assistência Social deverá ser contemplada com a regionalização de abrigos para crianças e adolescentes e com o fortalecimento de uma política de segurança alimentar. Quanto à Segurança Pública, as solicitações principais foram a criação de um centro integrado com Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de uma cadeia territorial destinada a presos provisórios, sob a administração da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.
O grupo que discutiu a Agropecuária elegeu como prioridades a ampliação da reforma agrária, a regularização fundiária, as pesquisas voltadas para as culturas agrícolas e a aquisição de máquinas e implementos que fortaleçam a agricultura familiar.
Administração e habitação
Já o grupo responsável pelas sugestões na área da Administração Pública definiu que deve haver assessoramento e apoio técnico do Estado para a criação de um Plano de Cargos e Carreiras para os servidores municipais, a implantação de um Centro de Atendimento ao Cidadão, com serviços de emissão de documentos, além de um centro de atendimento técnico, com órgãos como Codise, Deagro, DER, Seplan e Pronese.
Para a área da Habitação, as prioridades são a construção de casas para famílias de baixa renda, a regularização fundiária de lotes urbanos e rurais e a construção de aterros sanitários. As demandas da Cultura, Esporte e Lazer abrangem diretorias regionais de cultura e esporte, cursos periódicos de capacitação desportiva e a construção de praças para a prática de esportes radicais. Na temática Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, os pontos fortes de discussão foram o incentivo à implantação de uma indústria de beneficiamento de mandioca, a implantação de agroindústrias de laticínios, doces caseiros e algodão, além do fortalecimento da cadeia produtiva do leite.
Finalmente, em relação à Infra-estrutura: estradas, energia e saneamento ambiental, as necessidades apontadas são a construção de rodovias estaduais e recuperação das vicinais, a complementação do fornecimento de eletrificação rural onde o programa Luz para Todos ainda não chegou e a recuperação dos leitos dos rios Japaratuba e Sergipe.
Conferência
A próxima conferência territorial abrange os municípios do Sul de Sergipe. O evento, que acontece em Boquim na próxima sexta-feira, 13, terá representantes de Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Arauá, Cristinápolis, Tomar do Geru, Umbaúba, Santa Luzia do Itanhy, Pedrinhas e Salgado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Conferência Territorial do Médio Sertão define ações prioritárias – Foto: Lúcio Teles/Planejamento