[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para discutir a construção de compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável, previsto no artigo 6º da Constituição Federal e promover a implementação da Política e do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nas esferas de governo com a participação da sociedade, mais de 250 pessoas participaram da abertura oficial da III Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que aconteceu nesta terça-feira, 27, no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju.

A iniciativa promovida pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosean/SE) e pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), segue durante esta quarta-feira, 28, e tem como tema ‘Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos’.

Na ocasião, a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, agradeceu a presença e o empenho de todos para a realização da conferência e ressaltou a importância do papel da população sergipana para a construção de políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e nutricional.

“É fundamental que dessa conferência saiam não apenas ideias, mas deliberações que estimulem a implantação de melhorias reais para fazer com que as políticas realmente sejam efetivadas e cheguem a quem precisa. No governo Lula, o tema segurança alimentar entrou na pauta do Governo Federal, por isso é perceptível como esse país mudou nos últimos nove anos. Hoje, falamos em direito, cidadania, comercialização para diminuir a pobreza do Brasil”, lembrou a secretária.

A presidente do Consean/SE, Xifronese Santos, agradeceu a confiança  e ressaltou que fará jus a sua função “Já era membro do Cosean e, agora, estou como presidente. Portanto, agradeço a confiança de todos em me eleger para esse cargo tão importante. Vou trabalhar arduamente para exercer uma boa função”.

Para o conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Werner Fuchs, a segurança alimentar é um dos grandes eixos dos quais se articulam as lutas sociais e as iniciativas de Governo Federal para a solução de um problema grave que é a extrema pobreza.

“Hoje, nesta conferência temos que construir propostas claras para que sejam levadas para a 4ª Conferência Nacional, em Salvador, para que possamos realmente ampliar essa pacto em defesa da soberania e da segurança alimentar”, ressaltou.

Palestras

A diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Seides e palestrante do dia, Vânia Junqueira, falou sobre o Sistema e a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional: Avanços e Perspectivas. “Pautamos as ações do Governo do Estado, por meio da Seides, como também em nível de Estado, ou seja, como está o ponto da lei estadual e a criação da Câmara estadual, para que, a partir daí, o governador possa estar aderindo ao sistema e assinado o termo de adesão ao Sisan, agora, na 4ª Conferência Nacional que acontece de 7 e 10 de novembro, em Salvador”.

Vânia destacou ainda a importância da realização da III conferência por se tratar de um processo de formação da política de segurança alimentar e nutricional.

“Hoje discutimos avanços, desafios e a efetivação do direito humano à alimentação adequada; desafios de implantação do Sisan e da Política de Segurança Alimentar. Então, a partir dessa discussão, veremos quais as condições necessárias para implementar essa política no Estado”.
 
Presenças

Participaram da III Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional a secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva, o secretário de Assistência Social do Município de Aracaju, Bosco Rollemberg,  Adriana Gregolim, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Mariana Pinheiro, coordenadora Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (MS), a deputada estadual, Ana Lúcia Menezes, o presidente da Emdagro, Jeferson Feitosa e representação da sociedade civil organizada.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.