Conferência Estadual de Ater é debatida em reunião
Aconteceu na manhã desta terça-feira, 10, na sede da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), a reunião preparatória que visa discutir estratégias para a realização da Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária que deverá ocorrer nos dias 14 e 15 de março em Aracaju. A conferência estadual antecede a conferência nacional prevista para acontecer no período de 23 a 26 de abril, em Brasília.
A reunião foi aberta pelo presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, que ressaltou o compromisso do Governo do Estado em apoiar a realização da conferência, tendo em vista a sua importância para a construção de diretrizes que respondam aos novos desafios apontados para a extensão rural no Brasil. “Estaremos realizando as conferências estadual e territoriais de Ater para que os diversos atores do processo de desenvolvimento rural dialoguem sobre os rumos dos serviços de extensão rural no país, de forma a ampliar as discussões na sociedade civil e no governo acerca do papel da Ater na disponibilização de diferentes políticas públicas para a agricultura familiar, bem como estruturar um serviço que seja efetivo para a promoção do desenvolvimento rural sustentável a partir dos princípios e objetivos da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater)”, destacou Jefferson.
Em seguida, foram dados alguns encaminhamentos no sentido de realizar conferências territoriais e estadual como formação de uma diretoria executiva constituída pela Fetase, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Emdagro e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável; de uma comissão estadual; de uma sub-comissão de metodologia e conteúdo, com a participação do Centro D. José Brandão de Castro, Emdagro e MDA; das comissões financeira, de mobilização e documental.
Segundo o assessor da Presidência da Emdagro, Jodemir Pires, na conferência estadual serão eleitas as pessoas que participarão da Conferência Nacional de Ater em Brasília. “A conferência estadual prevê a participação de 120 pessoas, entre representantes de segmentos dos agricultores rurais, entidades de classe ligadas ao homem do campo, organizações governamentais e não governamentais e sindicatos. Nela, serão eleitos 15 delegados, sendo cinco ligados aos órgãos governamentais e 10 representantes da sociedade civil”.
Reconhecendo a importância da conferência territorial e estadual de ater como instrumento de discussão para a elaboração de propostas que contribuam para melhorar cada vez mais a assistência técnica e extensão rural em Sergipe e no Brasil, o Articulador do Território do Baixo São Francisco, Petrônio Silva, define como “de suma importância a realização de plenárias territoriais para que nelas sejam discutidas junto à base rural as formulações e as proposições que deverão ser apresentadas nas conferências estadual e nacional”.
Na reunião, estiveram presentes gestores e representantes da Emdagro, dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Social, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, do Sindicato dos Trabalhadores de Extensão Rural (Sinter), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de (Fetase), do Centro D. José Brandão de Castro, do Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais e da Articulação do Território do Baixo São Francisco, além do Assessor da Presidência da Emdagro, Jodemir Pires, do Coordenador de Agricultura, Delmo Naziazeno e da membro da Academia Brasileira de Extensão Rural (Aber) e Nutricionista da Emdagro, Angélica Freitas.
- Conferência Estadual de Ater é debatida em reunião – Fotos: Ascom/Emdagro