[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas) e a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) abriram a IX Conferência Estadual de Assistência Social, na noite desta segunda-feira, 17. O evento, que tem como tema ‘Avançando na Consolidação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) com a Valorização dos Trabalhadores e a Qualificação da Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios’, acontece até está quarta, 19, no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju.

A meta da conferência é avaliar a política de assistência social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Suas. Durante o evento, serão eleitos 18 delegados para representar Sergipe na VIII Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá de 7 a 10 de dezembro, em Brasília.

A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Aída Santana, destacou o esforço coletivo para a realização exitosa da Conferência. “Estamos aqui após a realização de 75 conferências municipais que aconteceram em todo o Estado, cada uma com sua riqueza e particularidade. Agora chegou a vez da Conferência Estadual, que está contemplada de participantes dispostos a  contribuir de forma positiva para a implementação do Suas”, disse.

A secretária de Estado da Inclusão Social em exercício, Maria Luci Silva, destacou a política de Assistência Social como parte integrante do Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal. “Trabalhamos com a população que está em extrema pobreza no estado para mudar essa realidade, dando autonomia a essas pessoas. Durante o governo Lula, milhares de pessoas saíram da situação de pobreza no Brasil e, com Marcelo Déda em Sergipe, a situação não foi diferente. Estamos cada vez mais consolidando o compromisso que temos com os usuários da assistência social”, declarou.

Através de vídeo-mensagem, a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, que está em viagem oficial, destacou a importância dos temas tratados durante a conferência. “Durante esse evento, serão discutidos temas importantes para Sergipe e para o Brasil. Será preciso a participação de todos, através de sugestões e opiniões para que possamos efetivar os direitos da população. Para incluir, é preciso oferecer à população um mapa de oportunidades”, afirmou.

Para a conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social, Márcia Mansur, a Conferência é uma forma de consolidar a democracia. “O processo de conferência é fundamental para a democratização do Estado Brasileiro e para o reconhecimento da Assistência Social como política pública”, disse.

A representante dos usuários do SUAS, Maria Aparecida Dantas, ressaltou os objetivos da conferência. “Os usuários da assistência social são cidadãos com direitos à proteção social e estamos aqui para aperfeiçoar isso”, pontuou.

Conclusão

Ao final da conferência, 12 propostas serão eleitas para compor o relatório final a ser encaminhado à VIII Conferência Nacional de Assistência Social. Sergipe elegeu 362 delegados municipais para participar da Conferência Estadual. Deste total, 238 se credenciaram no evento, além de 276 convidados e observadores, e 22 conselheiros titulares.

Quatro eixos centrais conduzem os debates na conferência em Sergipe: ‘Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no Suas’ ;‘Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais’; ‘Fortalecimento da participação e do controle social’; e ‘Os desafios do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.

Presenças

Ainda estiveram presentes no evento o secretário de Assistência Social de Aracaju, Bosco Rolemberg, que representou o prefeito Edvaldo Nogueira; Ivo Steffen, consultor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); a secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Maria Teles; e o presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Adelvan Macêdo.

Também prestigiaram o evento a diretora do Departamento de Assistência Social da Seides, Sônia Lima; a representante dos usuários do Suas, Maria Aparecida Dantas; as representantes do Conselho Regional de Assistência Social, Ana Carolina Trindade; do Conselho Regional de Psicologia, Jaqueline Silva, e do Conselho Municipal de Assistência Social, Cristiana Ferreira.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.