[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Pela Construção da Igualdade, Fortalecimento da Autonomia e Erradicação da Extrema Pobreza. Esse será o tema da 3ª Conferência Estadual de Política para as Mulheres, que se realizará nos próximos dias 8 e 9 de novembro, no clube do Banese, em Aracaju. A realização é do Governo de Sergipe por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM). 

A Conferência contará com 271 representantes da sociedade civil, eleitos delegados em agosto passado nas etapas territorial e municipal, 30 delegados, representantes do governo do estado; 50 convidados e 40 observadores. “São quase 400 pessoas discutindo políticas para as mulheres”, explicou a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres de Sergipe, Maria Teles dos Santos.

Programação

A abertura oficial ocorre às 19h e contará com a presença da ministra Iriny Lopes, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, que será a palestrante da noite.

Já o cadastramento dos participantes, a Leitura do Regimento Interno e o lançamento do site da SEPM, que foi incluído na programação, ocorrerão na tarde desta tareça-feira.
Quarta-feira

Na quarta-feira,9, a programação terá início às 8h com a palestra do professor Ricardo Lacerda. Ele abordará o tema Análise da realidade social, econômica, política e cultural do Estado de Sergipe. Em seguida, a psicóloga Sueli Oliveira discorrerá sobre “Desafios para a Construção da Igualdade de Gênero”. Ainda no período da manhã acontecerão debates e trabalhos em grupos temáticos.

Temas

A Conferência trabalhará cinco temas: Autonomia Econômica e Social: igualdade no mundo do trabalho e desafios do desenvolvimento sustentável; Autonomia Cultural; Autonomia Pessoal – saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos produtivos; Autonomia Pessoal – enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; Autonomia Política, institucionalização e financiamento de políticas públicas para as mulheres.

A programação continuará com a apresentação e aprovação de Moções e outros documentos. Em seguida se realizará a discussão por segmentos para escolha das (os) delegadas (os) e a apresentação dos 50 Delegadas e/ou Delegados. O encerramento da Conferência de Mulheres está previsto para as 17h30.

Etapas da Conferência

A etapa nacional da 3ª Conferência de Políticas para as Mulheres se realizará em Brasília no período de 12 a 14 de dezembro. Sergipe estará representando por 50 delegadas (os).

Antes das etapas nacional e estadual aconteceram, de 9 a 31 de agosto, as Conferências Territoriais. Elas foram realizadas nos municípios de Nossa Senhora das Dores (Território do Médio Sertão), Tobias Barreto (Território Centro Sul), Estância (Território Sul), Carmópolis (Território Leste Sergipano), Itabaiana (Território do Agreste Central, Santana do São Francisco (Teritório do Baixo São Francisco), Porto da Folha (Território do Alto Sertão) e Laranjeiras (Território Grande Aracaju). Aracaju teve sua conferência realizada individualmente no dia 31 de agosto.

Temas

A Conferência trabalhará cinco temas: Autonomia Econômica e Social: igualdade no mundo do trabalho e desafios do desenvolvimento sustentável; Autonomia Cultural; Autonomia Pessoal – saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos produtivos; Autonomia Pessoal – enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; Autonomia Política, institucionalização e financiamento de políticas públicas para as mulheres.

Etapas da Conferência

A etapa nacional da 3ª Conferência de Políticas para as Mulheres se realizará em Brasília no período de 12 a 14 de dezembro. Sergipe estará representado por 50 delegadas (os).

Porém, antes das etapas nacional e estadual, aconteceram no estado, de 9 a 31 de agosto, as Conferências Territoriais.

Elas foram realizadas nos municípios de Nossa Senhora das Dores (Território do Médio Sertão), Tobias Barreto (Território Centro Sul), Estância (Território Sul), Carmópolis (Território Leste Sergipano), Itabaiana (Território do Agreste Central, Santana do São Francisco (Teritório do Baixo São Francisco), Porto da Folha (Território do Alto Sertão) e Laranjeiras (Território Grande Aracaju). Aracaju teve sua conferência realizada individualmente no dia 31 de agosto. Esses eventos foram realizados pelas prefeituras municipais com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM).

Também através das SEPM, a discussão sobre políticas para as Mulheres chegou ao Presídio Feminino (PREFEM) e às comunidades Xocós e Quilombolas no município de Porto da Folha.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.