Condutores de veículos do Samu recebem curso para qualificação
Os condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) receberam orientações sobre legislação de trânsito e direção defensiva. O curso, realizado no último sábado, 9, e domingo, 10, foi ministrado pelo instrutor Antônio José dos Santos no Sest Senat. A capacitação faz parte do Plano de Educação Permanente da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), órgão gerenciador do Samu 192 Sergipe, em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa).
“Estamos aprimorando nossos conhecimentos e renovando nossas responsabilidades para com o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e os profissionais que conduzimos diariamente. O curso atenta para o fato de estarmos atuando de forma regular, com base nos parâmetros estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o que nos torna mais seguros para o exercício da nossa função”, declarou João Coelho, condutor do Samu 192 Sergipe há seis anos.
De acordo com o superintendente do Samu 192 Sergipe, Leonardo Coelho, o curso destinado aos condutores de veículos de urgência será realizado até o mês de novembro, sendo obrigatório para todo motorista que trabalha com tais automóveis. “Os participantes estão sendo instruídos por facilitadores credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), sendo os aprovados devidamente certificados e com registro do curso na Carteira de Habilitação”, assegurou o superintendente.
O curso representa uma ação que se concretiza com base no Plano de Educação Permanente da FHS, construído a partir das demandas das unidades alinhadas à Política Nacional de Humanização (PNH). Para a assessora de educação permanente da FHS, Andrea Borges Iung, a qualificação destinada aos condutores está intimamente relacionada à melhoria do atendimento oferecido pelo Samu 192 Sergipe.
“Quanto mais capacitado o condutor, maior será a aceitação dos usuários do SUS que necessitam do Samu em casos de urgência e emergência. Serão formadas 10 turmas compostas por condutores que atuam nas regiões metropolitanas norte e sul de Sergipe, além de outros atuantes das regionais Capela, Itabaiana, Lagarto, Estância, Nossa Senhora da Glória e Propriá”, detalhou a assessora.
A cada fim de semana um novo grupo de profissionais estará reunido no Sest Senat para a abordagem de conteúdos. Num total de 50 horas, ainda serão discutidos aspectos relacionados ao respeito ao meio ambiente e convívio social, noções de primeiros socorros e relacionamento interpessoal.
“O maior preparo profissional também traz benefícios para o trânsito, em nível de segurança. Como temos uma turma engajada, comprometida e disposta a oferecer o melhor aos cidadãos que confiam na eficiência do Samu, o serviço tende a render frutos cada vez maiores e condizentes com a responsabilidade dos condutores”, ressaltou o instrutor de trânsito Antônio José dos Santos.
Satisfação
Em síntese, o presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de Sergipe (Sindconam), Adilson Ferreira Melo, define a impressão a cerca da iniciativa da FHS, em parceria com a Funesa. “Estou satisfeito com a ação que valoriza o trabalho desenvolvido pelos condutores, que de tão amplo acaba por dar suporte ao técnico de enfermagem que compõe a sua equipe de plantão. Como condutor, posso assegurar que o curso atende às nossas expectativas, por meio de um embasamento teórico atualizado e propício ao aprimoramento da equipe”, concluiu o presidente do Sindconam.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Condutores de veículos do Samu recebem curso para qualificação – Foto: Bruno César/FHS