Concursos movimentam Centro de Criatividade e Gonzagão
Mais uma noite embalada pela animação e o brilho dos quadrilheiros encantou o público que foi conferir os concursos de quadrilhas realizados no Gonzagão e Centro de Criatividade. As competições que ocorrem anualmente nas duas unidades é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria do Estado da Cultura (Secult).
O sábado, dia 16, foi marcado pela abertura das competições do Gonzagão. Uma das quadrilhas participantes, a Balança Mais Não Cai, levou para o espaço uma verdadeira homenagem ao Rei do Baião, que empresta o nome ao complexo cultural, localizado no Augusto Franco. “Nada melhor do que se apresentar nesse espaço que leva o nome do nosso grande homenageado, o Gonzagão, que se estivesse vivo completaria 100 anos”, declarou Elivânia Vieira Santos.
Todos os anos a quadrilha deixa sua cidade natal, Itabaiana, para participar dos festejos organizados pela Secult. “Estão todos de parabéns por estarem mantendo essa competição. Todos os anos nós participamos e é sempre um prazer muito grande dançar aqui”, ressaltou o quadrilheiro Gilvan de Oliveira.
Além dos torcedores cativos das quadrilhas participantes, quem fez questão de participar da abertura dos festejos foi o quadrilheiro Dionísio dos Santos, que dança na quadrilha Massacará, de Carmópolis. “Só irei dançar no dia 22, mas vim ver o nível das concorrentes. Estou muito ansioso para a apresentação e muito feliz por poder participar dessa festa. Esse espaço é maravilhoso e é sempre um prazer muito grande dançar aqui”, explicou.
O Gonzagão irá abrigar ao todo oito noites de competições que culminarão na grande final do dia 29 de junho. Nesse período junino o espaço vira uma referência para os moradores da região do Augusto Franco e atrai diversas caravanas de torcedores do interior. A expectativa para a final, segundo o diretor da unidade, Willian Conceição é muito grande. “É o dia que a gente recebe mais gente. O Gonzagão lota com um público de aproximadamente mil pessoas”.
No tradicional Arraiá do Arranca Unha, realizado há 26 anos no Centro de Criatividade, não é diferente. A estimativa do diretor da unidade, Isaac Galvão, é de que na final, que ocorrerá no dia 30 de junho, o Centro receba um público estimado em três mil pessoas. “Vem gente de todas as partes do Estado. O Centro fica pequeno para receber tanta gente”, destacou o diretor.
A senhora Adenilde dos Santos declarou que não perde um ano do Arranca Unha e que a viagem de Rosário do Catete vale muito a pena. “Vim torcer pela minha filha que dança na Ela conta que faz questão de acompanhar a filha que dança na quadrilha Forró do Milho e trouxe o mais novo também”. Para ela, uma das características do arraiá do Centro é a tranquilidade. “Dá pra trazer a família toda para brincar”, ressaltou.
‘Sergipe, Forró e Paixão’
As competições nas duas unidades da Secult são abertas ao público e têm início sempre às 20h. Além dos concursos de quadrilhas, os festejos juninos do Governo do Estado, intitulado ‘Sergipe, Forró e Paixão’, inclui a programação do Arraiá do Povo, que acontece até 1º de julho na praça de eventos da Orla de Atalaia.
O ‘Sergipe, Forró e Paixão’ é promovido pelo Governo do Estado de Sergipe através da Secult e conta com a parceria da Secretaria do Estado da Comunicação (Secom) e Secretaria do Turismo (Setur). O patrocínio é do Banese, BNB e Petrobras.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Concursos movimentam Centro de Criatividade e Gonzagão – Fotos: Fabiana Costa/Secult