[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Milhares de pessoas lotaram o Centro de Criatividade na noite deste domingo, 26, para conferir a primeira semifinal do concurso de quadrilhas do Arraiá do Arranca Unha. O concurso é um dos mais disputados do Estado e mostra a verdadeira valorização da cultura sergipana com a exaltação às quadrilhas juninas.

As etapas das semifinais foram divididas em três dias: domingo (26/06), segunda (27/06) e terça (28/06). A cada dia, duas quadrilhas serão classificadas para final, que ocorrerá nesta quarta-feira, 29. Foram atrações desta primeira semifinal: a Pioneiros da Roça, trazendo o tema ‘Retratos e Canções do Nordeste’; a Asa Branca, com a temática: ‘De Canto a Canto, a Tradição Junina é uma Só, em qualquer canto de Sergipe a Festança é uma Só’.

Ainda passaram pelo palco a Balança Mais não Cai com: ‘Quadrilheiros caipiras também amam e juntos e misturados renovaram a tradição’, a Apaga Fogueira com o tema ‘Do Ensaio ao Salão, Um Relato da Evolução das Quadrilhas no Decorrer dos Tempos e um Resgate das Tradições Juninas’ e por fim, a Unidos em Asa Branca, com: ‘Um Sonho de uma Mulher Nordestina’. Para fechar a noite, o público foi presenteado com o legítimo pé-de-serra do Trio Os Brasas Nordestinos.

De acordo com o diretor do Centro de Criatividade, Isaac Galvão, na grande final todas as seis quadrilhas classificadas serão premiadas, pois, segundo ele, todas que vão para a final, são merecedoras de um prêmio. “Uma ajuda de custo e um troféu são dados a todas que estão na final. É fundamental que esses grupos tenham esse apoio. Nós somos um órgão do Governo e nosso papel é o de manter e aperfeiçoar cada dia esse concurso e com isso, agraciar o público com este espetáculo”, destacou Isaac.

Críticos: público X júri

Papel difícil é o de julgar e ainda ter que escolher uma preferida. Ainda mais com o brilho intenso e a alegria das coreografias das quadrilhas juninas. Os maiores críticos desse espetáculo não são os jurados, que têm o poder de decisão, mas o público que elege sua quadrilha preferida, torcendo e vibrando a cada vitória conquistada.

A aposentada Elizéia Honorato não esconde sua quadrilha predileta e afirma com todas as letras: ‘Asa Branca’. Elizéia, que mora no bairro Getúlio Vargas desde que nasceu, conta que costuma ir anualmente ao Centro prestigiar o concurso de quadrilhas. “Este ano não fui para outro lugar, vim todos os dias conferir as apresentações. É uma festa que enriquece nossa cultura”, falou.

Já o estudante de 28 anos, Danilo Messias, diz estar torcendo pela ‘Unidos em Asa Branca’. O estudante afirma que vem acompanhando as apresentações desses quadrilheiros e que admira o estilo adotado na coreografia deles. “Gosto muito de assistir às quadrilhas, por isso passei meu São João aqui com meus familiares e amigos. Esta é uma festa tranqüila e para família”, relatou Danilo.

A favorita da jovem Cauãne Soares é a ‘Pioneiros da Roça’. A estudante de 15 anos que mora no bairro Orlando Dantas e diz não perder uma competição entre as quadrilhas. “Desde pequena venho para cá com a minha mãe. Adoro São João, não só pelas apresentações das quadrilhas, mas também, pelas comidas típicas da época”, confessou a adolescente.

A imparcialidade fica por conta da jurada Solange Gomes. Produtora de eventos, Solange destaca que ficará responsável por julgar a harmonia e a originalidade de cada quadrilha. “Venho aqui há vários anos. Mas este é especial, pois sou do júri. Cada quadrilha vem com uma expectativa e cabe a nós o papel de julgar”, salientou.

Foram classificadas para a grande final marcada para esta quarta-feira, 29, as quadrilhas: ‘Pioneiros da Roça’ e a ‘Unidos em Asa Branca’.

Sobre o Arraiá do Arranca Unha

Idealizado pelo líder comunitário João Cruz nos anos 50, o Arraiá passou a ser incorporado ao Centro de Criatividade na década de 80, mais precisamente em 1986 (um ano após a inauguração do Centro). Ao longo dos anos, o evento foi evoluindo e junto com ele a participação dos quadrilheiros em diversos quesitos como: confecção de fantasias, elaboração das coreografias, marcação de palco e até mesmo a utilização de artefatos para montagem de cenários provisórios. Este ano, 40 quadrilhas sergipanas participam da competição. O ‘Arraiá do Arranca Unha’ é um dos mais belos e tradicionais eventos dos festejos juninos da capital sergipana.

Confira a programação para os próximos dias:

27 de junho (segunda)
20h – 2ª semifinal
Balanço Nordestino
Abusados da Roça
Rosa Dourada
Cangaceiro da Boa
Maracangaia
Xodó da Vila
Show com o Trio Asa Branca

28 de junho (terça)
20h – 3ª semifinal
Forrobodó
Assum Preto
Século XX
Minha Deusa
Forró do Milho
Show Musical com Fernando Cateus e Trio

29 de junho (quarta)
20h – Grande Final
Show Musical com Trio Itapoã

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.