Concerto da série Laranjeiras leva grandes peças da música clássica ao Atheneu
Mais uma vez a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), trará uma marcante apresentação para o público sergipano. Sob a regência do maestro Guilherme Mannis e a participação especial do violista Cleverson Cremer, o concerto acontecerá na próxima sexta-feira, dia 31, às 20h30, no Teatro Atheneu.
A apresentação faz parte da série Laranjeiras, que busca ampliar o público da música erudita e dar oportunidade para que cada vez mais pessoas tenham acesso à música de concerto. Segundo o Maestro Guilherme Mannis, o Teatro Atheneu é uma casa especial para a orquestra, que tem atraído muitos fãs do grupo. “Além da acústica perfeita aos espectadores, a sala foi palco de apresentações memoráveis na história da cidade de Aracaju, o que engrandece ainda mais as apresentações”, ressalta.
A Orquestra Sinfônica de Sergipe é mantida pela Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio do Banese e Instituto Banese. Os ingressos para o IV concerto da série Laranjeiras já estão disponíveis na bilheteria do Teatro a preços populares.
Sobre o programa
Buscando sempre novos repertórios e paradigmas de interpretação, a ORSSE traz sempre momentos especiais para esta série realizada no Teatro Atheneu. Nas três obras para a quarta edição da série Laranjeiras destacarão as cordas através do belo e pouco executado Concerto para Viola e Orquestra, de Johann Christian Bach, que terá como solista o violista Cleverson Cremer, chefe das violas da ORSSE.
Em seguida, a Suíte para Cordas do tcheco Leoš Janáček será executada. Concluindo o concerto, a Sinfonia nº 100, de Joseph Haydn, chamada de ‘Militar’, que composta por quatro movimentos, destaca o uso das madeiras e da percussão sobre uma base de cordas.
Sobre o solista
Chefe de naipe das violas da Orquestra Sinfônica de Sergipe, Cleverson Cremer iniciou seus estudos musicais com doze anos de idade, na cidade de Curitiba/PR. Seu primeiro instrumento foi o violino, cujos estudos estenderam-se até 2007, sob orientação de Aramis Teixeira Mendes (destaque em Curitiba por seus trabalhos com arranjos para Orquestra de Câmara e Sinfônica).
Realizou master-class com Carmelo de Los Santos (Prof. da University of New México).
De 1999 á 2001 participou da orquestra juvenil da UFPR e ingressou no curso avançado em música na EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná), classificando-se em primeiro lugar no teste seletivo. Neste período esteve sob orientação de Roberto Hubner (destacado professor da instituição).
Em 2008 substituiu violino pela viola, participando do quarteto Concertin ni, como violista em 2007. No mesmo período, atuou no quarteto Music como violinista e também na Orquestra PUC-PR, também como violista. Realizou oficina de viola em Cascavel sob orientação de Marcio Ferreira Rodrigues, com quem mantêm aulas particulares desde o início de 2009.
Serviço
Orquestra Sinfônica de Sergipe
Laranjeiras IV
Quando: Sexta-feira, dia 31 de agosto de 2012, 20h30
Onde: Teatro Atheneu
Valor: R$20,00 inteira e R$10,00
Programa
Guilherme MANNIS, regente
Cleverson CREMER, viola
Johann Christian BACH (1743-1814)
Concerto para viola e orquestra em dó menor Op. 34
Leoš JANÁČEK (1854-1928)
Suíte para cordas, JW 6/2
Joseph HAYDN (1732-1809)
Sinfonia nº100, em sol maior, ‘Militar’ Hb. 1/100
- Concerto da série Laranjeiras leva grandes peças da música clássica ao Atheneu – Foto: Fabiana Costa/Secult