Concerto da Orsse encanta fiéis da Igreja São José
A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) apresentou ao público sergipano uma amostra do que levará para terras bolivianas, no próximo dia 18 de março, no ‘Encontro Internacional de Barroco’. Atendendo convite da organização da pastoral da Igreja São José, na noite desta terça-feira, 16, o regente e cravo, Guilherme Mannis, juntamente aos demais músicos, executaram uma seleção composta por músicas sacras, datadas do século XVIII.
O público que compareceu à novena conferiu, em primeira mão, um pouco do que será exibido no evento na Bolívia, quando a Orsse, convidada especial do Itamaraty, representará Sergipe e o Brasil. De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a Orsse é um grandioso valor cultural para o Estado, e sua participação em eventos desse porte contribui para divulgar o valor dos músicos que compõem o cenário sergipano.
“Foi emocionante notar que o público que estava na igreja São José acompanhou cada música, cada detalhe da apresentação. A Orsse começa agora sua temporada 2011, e certamente vamos ter várias apresentações em diversos palcos do nosso estado. Além de contribuir para o cenário cultural local, a orquestra ainda leva o nome de Sergipe para além das fronteiras. A participação da Orsse no Encontro Internacional Sobre Barroco, lá na Bolívia, nos enche de orgulho, pois sabemos o quanto os músicos trabalham diariamente para aprimorar suas técnicas. Essa passagem internacional é o reconhecimento do talento especial de cada integrante”, elogiou a secretária.
Segundo o regente assistente da Orsse, Daniel Nery, o convite para integrar a programação da Novena de São José foi aceito de prontidão pelos músicos. “Nos sentimos felizes por receber esse convite da coordenação da Igreja São José, que é um espaço bonito, tradicional, localizado numa parte central da cidade, e que possui fiéis que prestigiam música clássica. Essa apresentação veio num ótimo momento, pois já estamos celebrando a programação festival de aniversário de Aracaju [a Orsse participará dia 20 de um concerto no Parque da Sementeira, no próximo dia 20]. Friso ainda que nossa presença na Bolívia terá um valor estimado, pois vamos representar o Brasil num evento de respaldo mundial”, disse Nery.
Presente aos fiéis e comunidade do bairro
Para a coordenadora da pastoral da Igreja São José, Sesa Barreto, ter a Orsse participando da Novena foi algo que abrilhantou e marcou o evento. “Convidamos por ser um ícone do cenário musical sergipano. A presença do maestro e seus músicos foi um verdadeiro presente para nossos fiéis e para a comunidade do bairro”, justificou Sesa.
A escolha da Orsse atraiu à igreja São José até pessoas que não são frequentadoras daquela paróquia. O cineasta Raphael Borges soube da participação e fez questão de conferir o espetáculo. “Acho que a escolha desse programa com música sacra combina perfeitamente com esse espaço. Quando soube que a orquestra iria mostrar esse trabalho na Igreja, fiz questão de conferir. Sempre procuro acompanhar as apresentações para prestigiar o trabalho”, disse.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Concerto da Orsse encanta fiéis da Igreja São José –