[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Até o término de 2003, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) vai reformar casas em situação de risco nos bairros periféricos da cidade, implementar o cartão do programa Fome Zero (em setembro), instalar mais dois Conselhos Tutelares e realizar uma campanha de conscientização da sociedade sobre a importância do Fundo Municipal para a infância e a adolescência.
Estas são as informações dadas pela professora Conceição Vieira, reempossada hoje, dia 5, como secretária municipal de Assistência Social e Cidadania de Aracaju. Conceição havia se afastado do cargo de secretária para assumir a vaga de vereadora na Câmara Municipal, onde permaneceu por dois meses.
Para ela, a Semasc tem alcançado avanços significativos dentro da administração do prefeito Marcelo Déda no que concerne à gestão democrática da assistência. “Os Conselhos Municipais têm uma participação cada vez maior dentro das decisões e do plano de trabalho traçado pela secretaria, principalmente na implantação de projetos ligados à criança e ao adolescente, uma das áreas mais importantes e na qual estamos alcançando um sucesso inegável”, disse satisfeita.
Para exemplificar os avanços, Conceição citou o Centro de Referência da Criança e do Adolescente, que garante cidadania e oportunidades de aprendizado a mais de 200 jovens da capital.
Ela também fez questão de ressaltar a qualidade do trabalho executado por Marta Gama, técnica da Semasc que assumiu interinamente a secretaria no período em que esteve afastada. “Fizemos questão de priorizar os nossos profissionais e acertamos na escolha porque Marta mostrou competência para dar continuidade aos projetos e realizar eventos importantes como as conferências municipais dos Direitos e da Assistência Social”, frisou.

Retirada de jovens das ruas

Quanto às cobranças feitas sobre a permanência de pessoas nas ruas, principalmente nos cruzamentos de trânsito, a secretária foi enfática. “É impossível impedir que haja pessoas nas ruas. Nós temos de ter a consciência de que o papel da Prefeitura de Aracaju está sendo cumprido. O que precisa ser feito é verificar se estes meninos estão inclusos em algum programa social, se são de Aracaju e se são menores de 18 anos”, informou.
Conceição completou dizendo que, por esta razão, a campanha para divulgação do Fundo Municipal é tão importante. “As pessoas têm que se conscientizar cada vez mais de que dar esmola não é ajudar, mas contribuir com a permanência destes jovens nas ruas”.

Reestruturação da Semasc

Dentro de duas semanas a Prefeitura de Aracaju vai encaminhar à Câmara de Vereadores o projeto de lei que redefine a estrutura de funcionamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. O remodelamento se dará por conta da criação das secretarias nacionais da Mulher, do Combate ao Racismo, da Segurança Alimentar e de Assistência Social, todas com status de ministério. “Precisamos nos adaptar a esta nova realidade, mas não vamos criar novas secretarias. Por isso a mudança é essencial e temos certeza de que o projeto será votado rapidamente pelos vereadores”, concluiu Conceição Vieira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.