[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As comunidades de Areia Branca, Robalo, Mosqueiro, São José, Gameleira, Matapuã e dos condomínios da Orla puderam ouvir do secretário Sílvio Santos, de Participação Popular, uma explanação sobre as ações que foram ou serão executadas, pela prefeitura de Aracaju, de acordo com as reivindicações feitas durante as reuniões do OP – Orçamento Participativo de 2001.
A reunião que aconteceu na noite de quarta feira, dia 20, na escola Florentino Menezes, foi a segunda do calendário 2002 do OP. Na oportunidade, foram relacionadas as cinco prioridades eleitas pelas comunidades (saneamento básico, ampliação do posto de saúde, creche, áreas de lazer, melhoria do transporte coletivo) e discutidas as ações já executadas e outras por realizar.
Moradores da região reconhecem que houve uma melhoria substancial em alguns aspectos. O serviço de transporte coletivo é um desses. Novas linhas foram colocadas à disposição atendendo a um apelo antigo dos moradores. A ampliação do posto de saúde do Robalo também foi providenciada, e hoje a comunidade já conta com uma equipe bem maior de profissionais do PSF – Programa de Saúde da Família.
Os serviços feitos pela Emurb – Empresa Municipal de Obras e Urbanismo -nas estradas também resultaram em agradecimentos da população em geral. Utilizando-se de um material reciclável do asfalto, testado por profissionais qualificados do órgão, a prefeitura municipal de Aracaju conseguiu oferecer à comunidade um serviço que, mesmo paliativo, serviu para resolver os problemas, principalmente em época de chuva.
Mesmo sem estar dentre as principais prioridades, a educação foi citada como uma outra necessidade da população, durante as plenárias de 2001. Na semana anterior, a PMA inaugurou a escola José Carlos Teixeira. Nesse período foi ampliada a escola Tenisson Ribeiro, e brevemente a Elias Montalvão sofrerá reforma. Segundo o secretário Silvio Santos, essas obras, assim como várias outras, estão sendo realizadas em diversos pontos da cidade, independente dos recursos destinados para o OP.

Saneamento básico
Uma das preocupações da Prefeitura de Aracaju é com as obras de saneamento básico, como por exemplo, o anel viário do Mosqueiro. Para atender a essa prioridade, eleita como mais importante pela população local, parcerias estão sendo buscadas, inclusive com o BNDES, através do programa Pró Via, no sentido de conseguir recursos suficientes para viabilização da obra. Segundo Sílvio Santos, esse convênio possibilitaria não só a execução do anel viário, mas também de todo um projeto urbanístico.
A creche, o sonho das mães daquelas localidades, deverá ser uma realidade dentro em breve. A prefeitura tem um projeto de construção de cinco creches para Aracaju. De acordo com o secretário, uma dessas será construída em uma das localidades da região, de acordo com o maior número de demanda.
Sílvio Santos reconhece que existe uma ansiedade por parte da população em ver concretizada suas reivindicações. “Sabemos das necessidades, estamos trabalhando para atender todas as solicitações. Mas existem certas obras que para serem realizadas precisam de parcerias, convênios. A orientação do prefeito Marcelo Déda é de que busquemos alternativas, de modo a garantir condições dignas de vida aos aracajuanos”, assegurou o secretário.
A próxima reunião do Orçamento Participativo acontece na próxima segunda feira, dia 25, na escola Juscelino Kubitschek, localizada à rua Cel. J.F. de Albuquerque, bairro Coroa do Meio.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.