Comunidades da zona Norte desfrutam de bons campos de futebol para a prática do esporte
Numa iniciativa de proporcionar bem estar à população dos bairros da zona Norte, a Prefeitura de Aracaju não só se preocupa com obras para melhor moradia de seus cidadãos, mas também com as formas de lazer e diversão de várias comunidades. Por este motivo foram construídos nos bairros Santos Dumont e Bugio, campos de futebol para que todos da localidade pudessem desfrutar de um bom jogo de bola no fim de tarde em condições propícias.
Segundo o treinador dos meninos da Escola Garotos Unidos, Mário Augusto Santos, o campo construído pela prefeitura possibilitou o aperfeiçoamento dos treinos, estimulando ainda mais os alunos a desenvolver suas habilidades futebolísticas. “Graças ao prefeito Marcelo Déda, hoje dispomos de condições perfeitas para a realização dos treinamentos, iniciando uma nova fase da escola que há dezessete anos trabalha com os garotos da comunidade do bairro”, diz Mário batendo palmas para que os seus discípulos continuassem o treino.
Há um mês participando da escola, Antônio Carlos Ferreira, 15, declara ser legal para o desenvolvimento do futebol nos bairros e um incentivo à prática de esportes. “Estou adorando participar dos treinos, ainda mais que eles ocorrem em ótimas condições oferecidas pelo campo. Acho importante a intervenção do prefeito Marcelo Déda na comunidade, para que esta, desfrute de boas estruturas, vivendo com boa qualidade de vida”, declara.
“Já participava dos treinos, antes da construção desse campo, mas agora está bem melhor, no gramado é mais interessante jogar”, diz o pequeno Jonathan, que logo corre atrás da bola e com grande desenvoltura dribla os colegas, carregando na face um sorriso de felicidade de quem faz um gol e no pensamento, o desejo de ser um jogador profissional.
Bairro Bugio
Na praça Minervino Costa e Silva, conjunto Bugio, a comunidade também pode desfrutar de um campo de futebol com condições favoráveis à prática do esporte preferido dos brasileiros. Além de poder utilizar o gramado do Anchietão, outro campo de futebol com dimensões oficiais à disposição dos times da população do bairro.
Aposentado há 18 anos, Virgílio de Oliveira, 69, dedica o seu tempo à preservação da praça e do campo de futebol, tendo todo o cuidado de cercar os jardins para que não o destruam e autoridade para impedir que garotos da comunidade fiquem subindo no alambrado do campo. “As pessoas devem se conscientizar do papel de cidadão, mantendo a praça em bom estado para que tenhamos um espaço de lazer, aliás, uma grandeza de obra da administração Marcelo Déda”, ressalta.
Os jogos oficiais da Liga de Futebol Amador ocorrem durante os finais de semana, em perfeita organização para que todos os times joguem e utilizem o campo reinaugurado pela prefeitura no ano passado. Já durante a semana, há a manutenção do espaço de lazer, que fica a cargo de uma comissão de moradores do próprio bairro.
“Antes não tínhamos um espaço onde a comunidade pudesse desenvolver atividades de lazer e Marcelo Déda proporcionou esse espaço, deu essa oportunidade e nós moradores devemos zelar por ela”, declara Josevaldo da Silva, integrante da comissão responsável pela manutenção do campo no conjunto Bugio.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Comunidades da zona Norte desfrutam de bons campos de futebol para a prática do esporte – Fotos: Wellington Barreto