Comunidade prestigia IV Exposição “Visão Folclórica” dos usuários do CAPS Liberdade
“Além da inclusão social e de fazer o resgate cultural, já que o propósito principal do trabalho é este, a exposição mostra a visão que eles têm sobre o tema e é também o resultado do que eles vêm aprendendo e adquirindo a cada dia sobre o que é o folclore”, comentou a terapeuta ocupacional do CAPS Liberdade Fabiana Brandão Souza.
Segundo ela, os trabalhos e as peças confeccionadas para a exposição foram confeccionados nos últimos três meses, durante as oficinas temáticas realizadas pelo CAPS. Com o auxílio dos terapeutas, os usuários pesquisaram a parte teórica em livros e na Internet.
“A gente pensa também em interagir cada vez mais com a comunidade. Este é um dos nossos objetivos principais. A idéia é mostrar para a sociedade que os usuários produzem sentido de vida e de crescimento pessoal. A finalidade é atingir a sociedade, para que as pessoas percebam que o usuário pode estar incluído na sociedade”, disse Fabiana.
4ª edição
Este é o quarto ano da exposição sobre folclore do CAPS Liberdade. No primeiro ano, o tema escolhido foi o cordel; no segundo, as danças e as brincadeiras folclóricas; no terceiro, a culinária sergipana; nesta quarta edição, os organizadores quiseram enfocar o artesanato, além de fazer uma retrospectiva de todos os outros tipos de folclore que já foram trabalhados. A exposição permanecerá na Clodomir Silva até 29 de agosto. A programação, realizada com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), inclui uma série de atividades culturais alusivas ao Dia do Folclore, celebrado amanhã, quarta-feira, dia 22.
Integração
A diretora da Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva, Zélia Luísa Trindade, afirmou que a exposição também tem o objetivo de gerar uma maior integração entre as instituições presentes no bairro Siqueira Campos.
“Além disso, a gente quer mostrar os trabalhos que vêm sendo realizados e que somos instituições abertas à comunidade. Por isso mesmo, nesta semana de atividades, estamos colocando à disposição da população oficinas, palestras, exibição de vídeos entre outras”, disse.
De acordo com Zélia Trindade, a finalidade desta ação é trazer para a biblioteca crianças, adolescentes, adultos e idosos para a Clodomir Silva. Ela lembra que a inscrição para as oficinas é gratuita e que as pessoas podem se informar sobre os horários das oficinas pelo telefone 3179-3742.
Programação da Semana do Folclore
Dia 20/08:
– Abertura oficial da ‘Exposição Visão Folclórica dos Usuários do CAPS Liberdade’ (19h)
– Apresentações artísticas, ‘Pastoril’ com o grupo Renascer da comunidade São Carlos e grupo de dança do CAP Liberdade.
– Coquetel de abertura da Exposição
Dia 21/08:
– Apresentação do vídeo ‘Auto de Natal’ e Roda de Discussão (9h e 14h)
Dia 22/08:
– ‘Hora do Conto’ com cordelistas (9h)
– Apresentação do grupo de dança do CAPS Vida (14h)
– Oficina de artesanato hippie (quarta, quinta e sexta, das 14h às 17h)
– Oficina de cordel (quarta, quinta e sexta, das 14h às 17h)
– Palestra ‘Literatura de Cordel: a cultura de um povo’, com o cordelista Gilmar Santana (19h)
– Declamação de cordel (após a palestra)
Dias 27, 28 e 29/08:
– Oficina de capoeira para iniciantes (das 9h às 11h)
– Oficina de bolsas artesanais (das 14h às 17h)
– Oficina de sandálias decoradas (das 14h às 17h). Os interessados devem levar sandália para participar da oficina.
Dia 29/08:
– Entrega dos certificados
– Apresentação cultural (15h)
– Encerramento[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]