Comunidade do Santos Dumont satisfeita com a nova USF José Machado de Souza
A reforma ampliou o espaço físico da nova USF tornando-a a mais espaçosa da 4ª Região de Saúde, área correspondente à Zona Norte de Aracaju, aumentando, portanto, sua capacidade de acolher. O investimento foi de R$ 308.444,38 e conta com os critérios estabelecidos pela Coordenação de Logística da SMS no que se refere à padronização e ambiência das unidades de saúde que compõe o projeto Saúde Todo Dia, passando a contar com: sala de espera ampla; banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais; sala de vacina; sala de observação equipada para situações de urgência; sala de coleta, sala de nebulização (aerosol), ala de procedimentos e de atendimento individual; espaço para reunião e sistema de esterilização de acordo com as normas da vigilância sanitária.
Maria José de Oliveira Costa, que é moradora do bairro há 48 anos, conta que a comunidade do Santos Dumont nunca contou com um serviço de saúde pública tão bem estruturado. “Aqui ficou muito melhor. Em relação ao que era antes nem se compara. Agora nós somos atendidos num local mais confortável, mais bonito, aqui agente pode aguardar sentado enquanto ainda não foi atendido. Gostei muito, parece até uma clínica particular”, ressalta.
Na solenidade de inauguração, que contou com a presença do prefeito Marcelo Déda, além de lideranças políticas, representantes comunitários, conselheiros municipais e locais de saúde, a comunidade pode acompanhar o descerramento da placa inaugural da unidade que leva o nome de um dos mais conhecidos médicos pediatras de Sergipe, Dr. José Machado de Souza. A solenidade foi encerrada com a apresentação musical da banda Mania de Ser.
“Nós temos traçado como nossa principal tarefa ao longo desta administração a promoção da vida, a defesa da vida. E isso temos feito com bastante zelo. Aracaju vive hoje a revolução da defesa da vida, proporcionada por um compromisso assumido pela atual gestão de propor um serviço de qualidade aos mais necessitados, igualitário, de trabalhar com transparência aplicando os investimentos da saúde”, comenta o secretário Rogério Carvalho, lembrando que em Aracaju a Saúde Municipal vem registrando nesses últimos três anos uma queda de aproximadamente 30% na taxa de mortalidade infantil.
Padronização
A proposta da atual gestão é oferecer um atendimento de qualidade à população semelhante ao disponibilizado na rede particular. Os investimentos rendidos à atenção básica na saúde pública de Aracaju possibilitaram a reforma, ampliação e padronização de mais de 85% das unidades de saúde de toda Rede. Todas USF já passaram por reformas, apenas quatro estão restando, algumas delas com obras em andamento. Só na 4ª região, Zona Norte, área de grande concentração e de parcelas mais necessitadas, a Prefeitura de Aracaju construiu cinco novas unidades e reformou e ampliou outras cinco.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Comunidade do Santos Dumont satisfeita com a nova USF José Machado de Souza – Fotos: Ascom/SMS