[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dentro do planejamento feito pela Prefeitura de Aracaju para o projeto Cidade Viva – Ação Integrada no Santa Maria – a SMS – Secretaria Municipal de Saúde – estará levando à comunidade do bairro várias ações a partir de amanhã, dia 18.
Durante toda a semana, a SMS promove atividades em diversas áreas de atuação. No sábado, ocorre o Agita Aracaju, trabalho que tem o objetivo de combater o sedentarismo através de atividades físicas, fazendo com que os moradores do bairro se sensibilizem para a necessidade do exercício físico.
A secretaria disponibilizará também a vacinação contra o tétano, rubéola e sarampo em pessoas com idade entre 12 e 49 anos. Haverá testes para a detecção de hipertensão e diabetes, entrega de folhetos explicativos e exibição de vídeos educativos.
Será montado um estande demonstrativo das patologias da dengue, esquistossomose, tuberculose e hanseníase. No Centro de Saúde Elizabete Pitta haverá coleta de amostras para a análise de tuberculose e hanseníase.
Técnicos da Vigilância Sanitária irão percorrer os estabelecimentos comerciais informando sobre a melhor forma para a conservação de alimentos, higiene pessoal e do ambiente. Ainda durante a ação, será feita uma intensa fiscalização na feira livre, assim como a sensibilização dos feirantes instruindo-os como manipular, acondicionar e estocar alimentos.
Durante o período das atividades, a equipe da secretaria fará a coleta de água para análise e a distribuição de folders com várias orientações de tratamento de água, poços e cacimbas. A SMS irá distribuir para a comunidade o hipoclorito de sódio, ideal no tratamento de água para o consumo humano.
Outra atividade muito importante será desempenhada pela coordenação de saúde mental da secretaria. Ela promoverá um debate com adolescentes da comunidade alertando sobre os perigos causados pelo uso do álcool e drogas.
A coordenadora de vigilância epidemiológica da SMS, Mônica Sampaio, destaca a importância da Secretaria Municipal de Saúde no projeto. “Estamos investindo em solucionar problemas prioritários de saúde. O grande mérito do Cidade Viva é que este é o primeiro passo. Com certeza, não vamos parar de desenvolver ações que beneficiem a população”, afirma.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.