[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Capacitar a população carente para ampliar as oportunidades de trabalho, criando condições para geração de renda. É com esse objetivo que 18 adolescentes, de 15 a 18 anos, participam desde a última segunda feira, dia 28 de julho, do curso de bijuterias realizado no bairro Alto da Jaqueira, zona Norte.
As aulas de confecção de bijuterias estão sendo realizadas de segunda a sexta, na creche Risoleta Neves, e têm início às 19 horas, com atividades práticas e abordagem de temas de ordem social. A instrutora é a artesã Vera Souza, que já deu aulas para outras comunidades carentes de Aracaju obtendo excelentes resultados.
No curso as alunas aprendem a confeccionar colares em diversos modelos e brincos e, ao final, serão entregues certificados para todos que participaram. Segundo a assistente social Maria das Graças Santos Oliveira, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), trata-se de um projeto que visa a melhoria da auto-estima e do desenvolvimento da capacidade dessas pessoas. A finalidade é trabalhar a criatividade valorizando o trabalho.
“A secretaria se encarrega de comercializar esses trabalhos para a divulgação. A renda é investida em novos materiais, transformando-se em capital de giro”, acrescenta.
O curso de bijuterias está incluso no projeto de urbanização “Morar Melhor” e “Pró-Infra”, que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Semasc, vem realizando nas áreas periféricas do município. Nesses dois projetos que visam a urbanização dessas áreas, estão inseridas ainda propostas de trabalhos de inclusão social e geração de renda.
Os recursos para a realização dos projetos também têm a participação da Caixa Econômica Federal e do Orçamento Geral da União.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.