Comunidade agradece à PMA por instalar Centro Especializado no Santo Antônio
A inauguração do Centro Especializado da Assistência Social contou com a presença de várias autoridades, entre elas a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, a promotora de justiça Conceição Figueiredo, coordenadora do Núcleo de Apoio à Infância e Adolescência (NAIA), a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Ivânia Pereira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Mônica Ferreira, secretários municipais, parlamentares e lideranças comunitárias de vários bairros da cidade.
Para a promotora de justiça Conceição Figueiredo, essa nova estrutura da Semasc só vem a melhorar o serviço já prestado pela Prefeitura de Aracaju. “Melhora a qualidade do atendimento já que é uma nova estruturação, uma nova forma de acolhimento e, consequentemente, uma nova contratação de profissionais para atender essa demanda que vem crescendo. Estou muito satisfeita com a Prefeitura de Aracaju, que vem tratando a criança, o adolescente e a mulher com prioridade e tenho certeza que esse novo Centro Especializado vai demonstrar que vem sendo dada essa prioridade. Vou acompanhar agora o funcionamento para saber realmente quais são os resultados finais”, avalia a promotora.
A comunidade agradece a iniciativa da Prefeitura de Aracaju e demonstra satisfação com os serviços disponibilizados na nova unidade da Semasc. Elionar Silva Santos, 60 anos, é uma das idosas atendidas no Centro de Referência Especializado São João de Deus. “A comunidade hoje está se sentindo honrada em saber que a Prefeitura de Aracaju está preocupada com a sociedade. Esse Centro ajuda muitas pessoas aqui, principalmente, as idosas que encontram aqui a alegria e distração. Estou muito feliz no dia de hoje. Acho que nós, mulheres, merecemos um espaço desse”, comenta, satisfeita.
Terezinha Santos Lima, também participa das atividades no Centro, revela que se sente grata com a iniciativa da PMA. “A gente só tem esse dia da mulher uma vez no ano para comemorar e hoje estou me sentindo muito mais feliz porque a gente faz parte dessa comunidade e participa de todas as ações que o Centro desenvolve aqui. Foi muito bom inaugurar esse espaço em comemoração a nós, mulheres, porque chama a atenção de toda comunidade”, comenta.
Na solenidade de abertura, a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, parabenizou a todas as mulheres presentes e explicou a todas, que não é por acaso que a Prefeitura de Aracaju entrega um espaço social, no qual as mulheres possam encontrar atendimentos, especialmente quando vitimas de violência. “Os resultados das mulheres no mercado de trabalho hoje são fabulosos. Elas ganharam respeito, cidadania e voz. Seus avanços são incontestáveis, mas ainda com muitos desafios a serem superados como os crimes voltados à violência contra a mulher, que hoje ainda atormenta muitas mulheres como as pesquisas mostram”, comentou a secretária. “Esse Centro de Referência de Assistência Social funcionará como uma porta de entrada para atender questões vividas pelas mulheres, mas também temos que nos conscientizar que a violência contra mulheres não podem ser vista apenas como uma questão de segurança publica e de saúde pública, mas, acima de tudo, como uma questão de direito humano. Essa é uma pequena obra física, mas valiosa obra humanitária que reafirma o compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira com a comunidade”.
A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Ivânia Pereira, também saudou a todas as mulheres, em especial, aquelas que ontem, data comemorativa ao Dia Internacional da Mulher acordaram às 6h da manhã para participar de uma caminhada que partiu da Colina de Santo Antônio com destino à Rua da Cultura, no mercado Thales Ferraz. “Conquistamos o direito ao voto que neste ano faz 76 anos, a licença maternidade, acesso ao trabalho e isso não foi uma dádiva, mas uma conquista das lutas das mulheres. Mas nossa luta na atualidade é para reduzir, e com intenção de acabar uma vez por todas, o que oprime e degrada a família no nosso Brasil: a violência contra a mulher”, observa Ivânia. “No mês de fevereiro, 400 ocorrências foram registradas na Delegacia da Mulher e isso não é epidemia, é uma vergonha social. Não é só preciso ter políticas públicas, mas também é preciso que a sociedade se comprometa em contribuir para erradicar com a violência doméstica”, reflete Ivânia.
O Centro de Referência Especializado da Assistência Social São João de Deus, além de atender as vitimas de violência doméstica e sexual, atende também idosos inclusos no Grupo de Convivência da terceira idade da Semasc naquele bairro. O novo espaço vai contar com uma equipe interdisciplinar coordenada por Ricardo de Souza e pela diretora do Centro, Maria Auxiliadora Santos Oliveira.
A equipe de atendimento à comunidade é composta por assistentes sociais, psicólogos, advogado e estagiários. Para Ricardo de Souza, coordenador do Programa Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, que é vinculado ao Programa Federal Sentinela, que possui este mesmo perfil, essa nova estrutura proporcionará melhor qualidade aos atendimentos às vítimas. “Já que o atendimento é feito por pessoas especificas, precisamos de um espaço especifico e isso vai contribuir muito já que agora temos uma estrutura equipada. Esse novo Centro Especializado vem atendendo os requisitos exigidos pela política de assistência social”, observa.
Veja mais…
Prefeito de Aracaju inaugura centro de combate à violência doméstica contra a mulher[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]