[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) dá prosseguimento às atividades esportivas dos XXVI Jogos da Primavera. Os atletas estão nas pistas de atletismo, espaços aquáticos, ginásios e quadras de esportes. São 20 mil alunos atletas de 378 escolas públicas e particulares, competindo até sexta-feira, 21, nas diversas categorias de 16 modalidades esportivas individuais e coletivas.

Na tarde desta segunda-feira, 17, por exemplo, 6º dia dos Jogos, alunos atletas do handebol, basquetebol e futsal estarão se enfrentando a partir das 14h, nas quadras do SESI do conjunto Augusto Franco, do Charles Moritz e de colégios que estão inscritos no evento, como o Arquidiocesano, Salesiano, Petrônio Portela e João Alves. Também acontecerão competições de atletismo na pista do estádio João Hora e de capoeira na sede do Cotinguiba. 

As competições prosseguem na terça-feira, 18, também com jogos coletivos e competições individuais. Elas acontecem, como em todos os outros dias, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A tabela com datas e locais das competições pode ser conferida no site da Seed.

Resultados

Nas primeiras competições dos Jogos se confrontaram atletas do futsal, handebol e basquete. Correspondentes à primeira fase, esses jogos aconteceram na quarta-feira passada, dia 12. Seguindo o cronograma proposto pelo Departamento de Educação Física (DEF) da Seed, foram acontecendo provas individuais, a exemplo do atletismo de onde saíram, até a ocasião, o maior número de conquistas da rede estadual de ensino.

Com os resultados averiguados até esta segunda-feira, o Colégio Arquidiocesano é o campeão de medalhas da rede particular de ensino. Seus atletas conquistaram 47 medalhas, sendo 22 de ouro, 13 de prata e 12 de bronze.

Na rede estadual de ensino o destaque atual vai para o Colégio Estadual Amaral Lemos, de Pirambu, com um total de 18 medalhas. Dessas, 7 são de ouro, 8 de prata e 3 de bronze.

A Escola Juscelino Kubitschek, de Aracaju, também conquistou 18 medalhas – 9 de ouro, 7 de prata e 2 de bronze. É a melhor colocada dentre as instituições das redes municipais inscritas nos Jogos da Primavera.

Natação, natação adaptada, atletismo adaptado, capoeira, capoeira adaptada, judô, xadrez, ginástica rítmica, ginástica artística, karatê, tênis de mesa, futsal, voleibol, handbol e basquetebol são os esportes que poderão dar a estes atletas alunos a garantia de participação nas Olimpíadas Escolares, além de vitórias e conquistas nos XXVI Jogos da Primavera.

Vaga garantida

Esta edição dos Jogos já garantiu a classificação de alguns atletas sergipanos na etapa nacional das Olimpíadas Escolares que acontece nos estados de Minas Gerais e Paraná no próximo mês de setembro. A atleta Cíntia Santos, aluna da Escola Municipal Juscelino Kubitschek, que conquistou o 1º lugar nos 75m rasos, é uma das beneficiadas. Viviane Nunes Souza, do Colégio Estadual Amaral Lemos, vencedora da prova de lançamento de disco e arremesso de peso, também irá para a etapa nacional das olimpíadas.

Também seguirão para a próxima fase da olimpíada o aluno Alisson Barbosa, do Colégio Glorita Portugal, em São Cristóvão, que venceu a prova dos 3 mil metros rasos; Ana Lúcia Ribeiro, da Escola Estadual 17 de março, vencedora da prova de Heptatlo; Caroline dos Santos, do Instituto Dom Fernando Gomes, que conquistou a categoria super ligeiro do Judô; Danilo Antônio Santos, do Colégio Coesi, vencedor da modalidade tênis de mesa.  

Além desses, outros alunos atletas representantes das categorias A e B conquistaram o mesmo direito de participação na etapa nacional. Os vencedores da categoria A competirão em Poços de Caldas (MG) no mês de setembro. Já os campeões sergipanos da categoria B se apresentarão em competições que acontecerão no mês de novembro nas cidades paranaenses de Londrina e Maringá. As Olimpíadas são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.