Comitê gestor do Pronatec chega ao Agreste Central
O município de Itabaiana recebeu na manhã desta quinta, 24, representantes de diversos segmentos para a reunião de implantação do Comitê Gestor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Agreste Central. Com a implantação dos comitês gestores, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, debate possíveis dificuldades operacionais, avanços e desafios na execução dos cursos, além de criar alternativas de mobilização e inserção dos participantes no mercado de trabalho.
Para isso, a Secretaria reuniu em um fórum de discussão os municípios que compõem o Agreste Central (Frei Paulo, Itabaiana, Ribeirópolis, São Domingos, Moita Bonita, Malhador, Areia Branca, Campo do Brito, São Miguel do Aleixo, Aparecida, Carira, Pinhão, Pedra Mole e Macambira), as empresas ofertantes de cursos profissionalizantes e instituições que compõem o mercado de trabalho da região na perspectiva de discutir de forma mais contextualizada a realidade de cada município no que diz respeito à execução do Pronatec.
A Diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira, explicou o objetivo da implantação do Pronatec nos territórios sergipanos. “A iniciativa de criar o comitê é possibilitar que ofertantes e demandantes discutam estratégias para oferecer cursos de acordo com a demanda dos municípios e principalmente possibilitar a inserção desse público no mercado de trabalho, visando melhoria das condições de vida e desenvolvimento social”, afirma.
Assim como os representantes de outros municípios que compõem o Agreste Central de Sergipe, o coordenador do Pronatec em Itabaiana, Erinaldo Pereira de Carvalho, considera a criação do Comitê Gestor um importante passo para o funcionamento ainda mais eficaz do Pronatec não só na zona urbana, mas também na rural. “O Comitê Gestor do Pronatec é fundamental para aproximar os municípios das empresas que realizam os cursos e das que oferecem vagas de emprego. Aqui em Itabaiana já estamos planejando a oferta de cursos para o ano de 2014 e com certeza as reuniões irão nortear o nosso planejamento”.
Para a coordenadora do Pronatec no Senac, Fernanda Barreto Merces Nunes, a criação dos comitês gestores nos territórios sergipanos é uma iniciativa muito interessante de alcançar com mais eficácia o principal objetivo do Pronatec, que é a empregabilidade dos beneficiários. “A Seides está de parabéns por impulsionar a criação dos Comitês e com isso fortalecer o Pronatec, que é uma política pública fundamental para preparar as pessoas para o mercado de trabalho”.
Para a coordenadora do Pronatec no município São Domingos, Maria José dos Santos, o programa vai além da inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. “Pensando na realidade do meu município o Pronatec será muito importante porque a partir da profissionalização as pessoas conseguem emprego e melhoram suas condições de vida e isso sem dúvida é bom para o desenvolvimento do município. Acredito que o comitê gestor é mais uma peça essencial para fazer o programa funcionar ainda melhor”.
O comitê gestor também já foi criado nos territórios Alto Sertão, Baixo São Francisco e Médio Sertão. A Seides já está com calendário planejado para a implantação do Pronatec nos territórios Leste, Sul, Centro Sul e Grande Aracaju.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Comitê gestor do Pronatec chega ao Agreste Central – Fotos: Edinah Mary / Seides