[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 18, uma reunião com o Comitê Diretor do Plano Estadual de Resíduos Sólidos a fim de apresentar e validar o segundo relatório parcial do diagnóstico do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/SE). A reunião aconteceu no auditório da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e contou com a participação de representantes de instituições governamentais e dos Consórcios Intermunicipais de Resíduos Sólidos.

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de Sergipe está sendo elaborado pela empresa M&C Engenharia e segundo a coordenadora do Plano Estadual de Resíduos Sólidos da Semarh, Valdinete Paes, ele é composto por quatro produtos.

“Esses produtos se caracterizam no projeto de mobilização social e divulgação, o diagnóstico, o estudo de prospecção e escolha de cenários de referência e as diretrizes e estratégias para a implementação do PERS”, destacou.

Ainda segundo Valdinete um dos assuntos discutidos durante a reunião foi em relação ao panorama dos resíduos sólidos no Estado. “Ele corresponde ao diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos, a caracterização socioeconômica e ambiental de Sergipe, as atividades geradoras de resíduos sólidos, a situação dos resíduos e áreas degradadas em razão de disposição inadequada de resíduos sólidos ou rejeitos e áreas órfãs”, destacou.

Comentou ainda que referente a esse panorama houve a promoção de um estudo de campo, em que foram levantadas informações por meio de um questionário sobre as principais atividades de resíduos sólidos que a população gera.

“A maioria desses vestígios gerados pelos municípios sergipanos se consiste em resíduos úmidos, domiciliares”, comentou Valdinete, pontuando que a partir desse apanhado de informações o Comitê irá traçar estratégias para melhorar a questão dos resíduos sólidos a luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).
Destacou também que ao final da apresentação desse produto, será estabelecida uma data para a divulgação da 2º Oficina do PERS/SE, em que todos os municípios sergipanos poderão participar.

O Plano

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/SE) será elaborado em um prazo de 12 meses com previsão de finalização em maio de 2014. Esse instrumento irá contribuir fortemente para a adequação do Estado de Sergipe às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, viabilizando os futuros repasses dos recursos pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA).

Participação

Participaram da reunião membros da Semarh, Adema, M&C Engenharia, Consórcio do Agreste Sergipano, Baixo São Francisco, e Sul e Centro Sul.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.