[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Aconteceu na manhã desta segunda, 25, no auditório da UAPAS da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a posse da Comissão Organizadora Estadual (Coese) da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente (Cema). A Coese, que é formada por membros do poder público, da sociedade civil e de representantes empresariais, tem como objetivo seguir as orientações da Comissão Organizacional/MMA a fim de constituir um modelo de gestão participativa e democrática diante das discussões voltadas para a IV Conferência Estadual de Meio Ambiente.

Segundo a superintendente de Qualidade Ambiental da Semarh, Fátima Maynard, a COESE terá o papel de preparar e orientar os municípios para a Conferência Estadual. “O papel dessas representações será o de levar as discussões em todas as dimensões no que se refere ao tema da Conferência, que trata sobre a questão da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, além de orientar os municípios para a realização das suas conferências”, disse.
Ainda segundo ela, estará vindo para Sergipe o coordenador geral da Conferência para um momento preparatório com a comissão organizadora, visando “multiplicar todas as informações, orientando e preparando as conferências nos municípios do nosso Estado”.

Calendário

Na pauta, foi discutida ainda a realização de um calendário das Conferências Regionais. Diante deste calendário, a Semarh, juntamente com todas as representações da Comissão Organizadora Estadual, irá respeitar o cronograma de realizações das Conferências Regionais. “Essas conferências irão ocorrer de julho até agosto. A primeira conferência será realizada no dia 02 de julho, na cidade de Itabaiana (Agreste Sergipano), a segunda no dia 11 de julho no município de Boquim (Sul e Centro Sul Sergipano), a terceira será no dia 25 de julho na cidade de Propriá (Baixo São Francisco) e a última no dia 01 de agosto no município de Laranjeiras (Grande Aracaju)” afirmou a coordenadora da comissão executiva, Vera Cardoso, dizendo ainda que antes da realização dessas conferências, a Semarh irá fomentar as realizações das conferências municipais. “Será de responsabilidade de cada município realizar suas conferências”, citou.

Diante deste contexto, sobre a realização das Conferências Regionais nos municípios sergipanos, Vera Cardoso comentou que a Semarh terá o papel de respeitar o passo definido diante do regimento da realização das conferências que é o de priorizar a Política de Estado em virtude da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos. “Por isso essas conferências vão ocorrer nos municípios sede de cada consórcio”, frisou, abordando ainda que a Semarh divulgará e socializará todas as informações em relação a política de gestão integrada de Resíduos Sólidos de Sergipe.

“Todas essas informações, estarão disponibilizadas no site da Semarh (www.semarh.gov.br )”, disse Vera, destacando também que na reunião houve ainda a realização das Subcomissões de trabalhos tais como: Subcomissão Executiva, Mobilização e Articulação, Metodologia e subcomissão de Comunicação.

Participação

Participaram da reunião de posse da Comissão Organizadora Estadual COESE membros da Semarh, Seinfra, Seides, Deso, Seed, Embrapa, Codevasf, DNOCS, Ministério Público Estadual, SECC/CEJUV, Pronese, SASAC, Sebrae, Centro Dom José Brandão de Castro, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, G Barbosa, IFS, Unit, Senac, Instituto Dona Benta e seu Caboclo, MNCMR e Central Recicle.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.