[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) iniciou nesta segunda-feira, 24, uma série de ações que compõe a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Para abrir a semana de atividades, o gerente do Programa de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o médico Almir Santana,  proferiu uma palestra na Central de Logística (Celog).

A semana, regulamentada pela Norma Regulamentadora (NR) 5, faz parte das exigências do Ministério do Trabalho. “A Cipa é obrigatoriedade para organizações com regime trabalhista regido pela CLT [Consolidação das Leis do Trabalho]. A Cipa da FHS foi instituída em janeiro deste ano e estamos seguindo todas as normas que orientam a comissão”, enfatizou o vice-presidente da comissão, Thiago Ribeiro.

Um dos objetivos do evento também é divulgar o trabalho da Cipa. “Em dezembro, teremos novo pleito para eleger os membros da comissão. Hoje temos uma comissão para a sede e para Celog. A partir do próximo ano, a Central de Logística terá uma comissão exclusiva. É interessante que os funcionários conheçam o trabalho da Cipa e se candidatem”, destacou o vice-presidente.

O evento conta com o apoio do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da fundação. “Nosso objetivo é estimular os funcionários a buscar a comissão quando verificarem uma situação de risco no trabalho. Acredito que esta semana acabe estreitando o laço dos trabalhadores com a comissão”, explicou a técnica de segurança do trabalho do SESMT, Elisângela Santos.

O assistente administrativo Paulo Albuquerque enfatizou o trabalho da Cipa na Celog. “Trabalhamos em um local em que há armazenamento de medicamento. Precisamos estar atentos a qualquer situação de risco. Por isso, o trabalho da Cipa é indispensável”, opinou Paulo.

Atividades

Nesta terça, 25, às 9h, acontecerá uma palestra sobre prevenção de acidentes com a equipe do SESMT. A nutricionista Telma Sales vai proferir uma palestra sobre nutrição e tabagismo na quarta. Já na quinta-feira, os funcionários da Celog terão à disposição ginástica laboral em dois horários: às 7h e às 14h. No dia 31 de outubro, os funcionários da sede da fundação receberão a ginástica laboral.

A Cipa está fundamentada na lei 6.514 de 22/12/1977 e regulamentada através da Norma Regulamentadora – NR 05 do Ministério do Trabalho e Emprego. Entre os trabalhos desenvolvidos pela comissão está, em primeiro lugar, a detecção de irregularidades que possam vir a provocar acidentes seguida de sugestão de soluções para os casos detectados.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.