[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe, através da Casa Civil e da Controladoria Geral do Estado (CGE), e a Controladoria Regional da União (CGU/SE) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Lagarto, com representantes de municípios do Agreste e da região Centro-Sul sergipana com o objetivo de capacitá-los para a etapa municipal da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial/SE).

Ao longo da reunião, foram realizadas simulações e repassadas importantes diretrizes, a exemplo dos procedimentos metodológicos adequados, esclarecimentos do texto-base, avaliação da 1ª Consocial/SE realizada em Nossa Senhora do Socorro e em Estância, dentre outras orientações que possam garantir a qualidade das próximas conferências municipais a serem realizadas no Estado.

De acordo com o presidente da Coordenação Executiva Estadual (COE) da 1ª Consocial/SE e secretário-adjunto da Controladoria Geral do Estado (CGE), Eujácio José, é imprescindível que os gestores estejam cientes da importância da realização desta conferência tanto para a gestão pública quanto para a própria sociedade.

“Sergipe já realizou as primeiras conferências do Brasil e é preciso que continuemos centrados na qualidade das propostas e delegados que sairão da etapa municipal para a etapa estadual da 1ª Consocial que acontece em março de 2012. Para tanto, a promoção da transparência e a participação da sociedade no controle dos gastos públicos, além das diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção, dentre outros temas, devem ser prioridades durante todas as etapas da 1ª Consocial”, esclarece Eujácio.

Adesão dos municípios

Além de Lagarto, os municípios de Boquim, Divina Pastora, Riachão do Dantas, Poço Verde, Simão Dias e Arauá também estiveram presentes na reunião preparatória, onde puderam tirar diversas dúvidas e receberam orientações para a realização de suas conferências.
A secretária-chefe do Controle Interno do município de Lagarto, Alissandra Monteiro, acredita que os municípios devem estar abertos às efetivas práticas de transparência e trazer mecanismos que propiciem o controle social da Administração Pública.

“De certa forma, as etapas municipais da 1ª Consocial/SE poderá apresentar as dificuldades que Lagarto e os outros municípios possuem para a etapa estadual e posteriormente para a conferência nacional, onde será uma porta para a supressão de diversos problemas. E esta reunião preparatória é de suma importância, pois acaba reforçando a necessidade da adesão de todos os municípios sergipanos para a 1ª Consocial”, enfatiza Alissandra.

Segundo o secretário de Controle Interno do município de Divina Pastora, Itamar Santana, as informações passadas durante a reunião facilitarão toda a execução da etapa municipal da 1ª Consocial/SE no que diz respeito à eleição de delegados, elaboração de propostas, dentre outros procedimentos.

“Sem dúvida, a aproximação da sociedade com o gestor público, configurando assim uma gestão participativa nos estados e municípios brasileiros, é um ponto fundamental que a 1ª Consocial oferece. Hoje recebemos vários esclarecimentos que, com certeza, nos farão criar todos os meios eficientes para a realização das conferências municipais”, declara Itamar.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.