Começam as eleições para o Conselho Escolar 2007
Os eleitos terão como função participar da vida escolar nas mais diversas questões, como melhoria de infra-estrutura e implementação de projetos, assim como a continuidade dos já existentes através de reuniões bimestrais com representantes de toda a comunidade escolar.
Para os candidatos a manhã foi de muito nervosismo com um acompanhamento de todo o processo. Os alunos e concorrentes a uma vaga no Conselho da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, a exemplo de Rayane Kelly Ferreira dos Santos e Edinílson Alves dos Santos, que já são representantes do grêmio dessa instituição, reconhecem a importância dessa iniciativa e afirmam já terem projetos para a unidade, caso sejam eleitos.
“Caso eu ganhe pretendo conversar com os outros integrantes para conseguir a contratação de mais funcionários, adquirir mais ventiladores e realizar a reforma estrutural de algumas partes da escola. Acredito que poderei fortalecer o grêmio estudantil com essa integração”, disse Edinílson Alves, 14, alunos da 7ª série.
Fortalecendo o caráter democrático da eleição está a possibilidade de alunos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs) concorrerem ao pleito. Também na Emef Presidente Vargas, a estudante Natália Legal, que possui paralisia cerebral, também disputa uma vaga. A aluna possui várias idéias para a melhoria da vida escolar dos portadores de necessidades especiais, como a colocação de um professor intérprete na sala de aula, além de mais computadores e carteiras adaptadas.
Na Emef Marechal Henrique Teixeira Lott, situada no bairro América, foi possível ver uma fila com pais interessados em participar da eleição. A mãe Valdirene dos Santos disse estar consciente do seu papel dentro desse processo. Disse ainda que sempre participa dos eventos propostos para ficar informada do que acontece na escola do seu filho.
Ao todo, a Teixeira Lott possui 648 votantes, que de acordo com a coordenadora geral Maria Zélia Santos Nascimento, estão participando de forma bem efetiva. Disse ainda que a eleição está ocorrendo com muita tranqüilidade e de forma bastante organizada. “Durante toda a manhã tivemos um movimento muito intenso de todos os segmentos. Acredito que até o final do dia todos terão participado”, comentou.
Dessa mesma forma está acontecendo o pleito na Emef Presidente Tancredo Neves, localizada no Bairro Luzia. Nessa escola, a comissão eleitoral trabalhou de forma ativa para que tudo acontecesse da forma mais transparente possível. Sandra Augusta de Oliveira Lobo, integrante da comissão eleitoral, afirmou esperar a formação de um Conselho atuante e democrático.
“O que estou observando é uma participação intensa dos alunos nesse dia tão importante para a gestão escolar”, falou. Isis Melo Santos, 15, aluna da Presidente Tancredo Neves, votou com a perspectiva de eleger um conselho que traga melhorias para o local onde estuda. Isis afirmou que espera pessoas atuantes, que possam trazer novos projetos ou melhorar os já existentes.
A eleição prossegue até as 17 horas de hoje para as escolas de educação infantil e até às 21 horas para as de Ensino Fundamental. O resultado será divulgado amanhã, terça-feira, em cada unidade de ensino. No dia 4 de julho será realizada a cerimônia oficial de posse dos novos integrantes dos conselhos escolares da rede pública municipal de ensino.
Veja mais…
Cresce expectativa para o resultado do Conselho Escolar[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]