Começa o ‘Simuladão’ da rede estadual para o vestibular da UFS
Começou nesta terça-feira, 23, o I Simuladão da Rede Pública Estadual de Ensino para os alunos matriculados nas primeiras séries do Ensino Médio. Nesta quarta-feira, 24, será a vez dos alunos do 2º ano realizarem as provas e, na quinta-feira, 25, participam os estudantes do 3º ano. Em todo o Estado, foram inscritos 39.184 alunos.
O Simuladão, realizado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) da Secretaria de Estado da Educação (SEED), tem como objetivo familiarizar o aluno com o vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS). "Nós queremos possibilitar aos alunos um maior conhecimento sobre todo o processo de realização da prova da UFS", disse um dos coordenadores do Pré-Universitário, professor Romualdo Alencar.
Segundo Romualdo, no período que antecedeu o Simuladão, a equipe do Dase promoveu reuniões com as equipes diretivas e professores das unidades de ensino, prevendo a divulgação do período de provas e uma maior conscientização sobre a importância da participação dos alunos no Vestibular Seriado.
Estímulo
"Temos que estimular os nossos alunos a participarem do vestibular a partir do 1º ano do Ensino Médio. Assim, eles estarão mais habituados com o sistema e terão maiores chances de competir de igual para igual com alunos de outras redes", ressaltou o coordenador.
O Simuladão para os alunos do 1º ano das turmas da tarde têm início às 13h e prossegue até as 17h30min. Já os alunos da noite devem iniciar suas provas às 19h. Eles terão até 23h para responder às questões.
Ainda de acordo com o coordenador, apenas os alunos matriculados no Colégio Atheneu farão o Simuladão a partir do dia 25, por conta das comemorações dos 137 anos da instituição, que acontecem até esta quarta-feira, 24.
Participação
O Simuladão será ofertado aos alunos durante os turnos da manhã, da tarde e da noite. No Colégio Estadual João Alves Filho, por exemplo, a turma da manhã que chegou às salas pouco antes da 7h, foi recebida por professores que assumiram a função de fiscais. Eles aguardavam os alunos para dar as boas vindas e fornecer algumas informações antes do início das provas.
A aluna de 16 anos, Camila Sampaio, se inscreveu no Simuladão orientada pelos professores. Ela adiantou que não vai participar do Seriado da UFS, mas achou interessante conhecer o modo de realização da prova. "Não podia deixar passar essa oportunidade", completou a estudante.
No Colégio Estadual Tobias Barreto, dos 400 alunos matriculados nas turmas de 1ª série do Ensino Médio, todos se inscreveram para o Simuladão. "Mostramos a eles a importância de medirem seus níveis de conhecimento, independente de estarem inscritos ou não no vestibular da UFS", disse a diretora Leilde Aquino Santana.
Já no Colégio Costa e Silva, localizado no bairro Siqueira Campos, o aluno Felipe Martins, do 1º ano "C", disse ter gostado de participar do Simuladão. O aluno Israel Santos, de 17 anos, matriculado na 1ª série "E", descobriu com o Simuladão o interesse pelo Espanhol e garantiu que vai investir na aprendizagem do idioma. Ele estará entre os alunos da rede estadual que participarão do vestibular seriado.
De acordo com os professores do Colégio Estadual Costa e Silva, Fátima Porto e Luís Gomes, na turma em que atuaram como fiscais, os alunos responderam às questões tranqüilamente. "Eles estavam preparados", ressaltou a professora.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Começa o ‘Simuladão’ da rede estadual para o vestibular da UFS – Foto: Juarez Silveira/Educação