Começa a 2ª Conferência Estadual de Planejamento Participativo
Com o objetivo de dar visibilidade aos projetos e ações do Governo voltados ao crescimento sustentável do Estado, a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) fez, na noite desta terça-feira, 10, a abertura da 2ª Conferência Estadual do Planejamento Participativo de Sergipe. Com o tema ‘Plano de Desenvolvimento Econômico do Estado – Desenvolver/SE’, o evento reuniu cerca de 1.500 pessoas no Teatro Tobias Barreto.
A conferência foi aberta pela secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, que falou sobre o processo de elaboração do plano de desenvolvimento econômico e de sua importância. As explicações foram acompanhadas atentamente por um público formado por lideranças comunitárias; representantes de secretarias e órgãos públicos estaduais e federais; membros de movimentos sociais; de entidades empresariais e instituições financeiras.
"Estamos construindo uma estrada de compromisso e cidadania que cria as condições para que a população participe das discussões do que fazer com o orçamento público. É essa articulação entre prefeituras, movimentos sindicais e associações civis que dará força ao Governo para o desenvolvimento do Estado", disse Fálcon.
A primeira-dama do estado, Eliane Aquino, que representou o governador Marcelo Déda na solenidade, disse que o processo marca um novo e histórico momento de diálogo e participação permanente entre a população e o Governo na definição de políticas públicas para Sergipe. "O trabalho desenvolvido pela Seplan está de parabéns e para que esse sucesso seja transformado em melhor qualidade de vida para a população é fundamental que todos participem, que todos abracem essa causa", ressaltou.
O secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Humberto Oliveira, disse que Sergipe é um exemplo para o país no que se refere ao processo de planejamento participativo. "Sergipe tem dado uma lição democracia ao país e hoje é uma referência quando o assunto em questão é territorialização", afirmou.
O representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luiz Antônio Gonçalves, disse que a instituição coloca à disposição do Governo do Estado seus técnicos para detalhar o plano de desenvolvimento econômico. "A participação cidadã na formulação e implementação das políticas públicas, a ética no tratamento das questões públicas, o compromisso com a efetividade, a territorialização das ações e a descentralização administrativa marcam o Governo Marcelo Déda", disse ele.
A 2ª Conferência Estadual de Planejamento Participativo foi aberta com a apresentação da Banda de Pífanos Asa Branca, do município de Japaratuba, e do Grupo Imbuaça, com ‘O Senhor dos Labirintos’, que conta a vida e trajetória do sergipano Arthur Bispo do Rosário.
Presenças
Participaram do evento os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, da Segurança Pública, Kércio Pinto, do Turismo, João Augusto Gama, da Fazenda, Nilson Lima, da Administração, Jorge Alberto. Também estiveram presentes o diretor da Adema, Genivaldo Nunes, prefeitos, representantes de instituições financeiras, deputados estaduais e empresários.
Planos Territoriais
Dentro da programação da 2ª Conferência Estadual, nesta terça-feira, 11, começa a 3ª Rodada dos Territórios. Nesse evento, os 900 delegados eleitos e natos (prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores) vão discutir, votar e validar os planos de desenvolvimento para os oito territórios de Sergipe.
De acordo com a secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, a proposta de todo esse processo é a democratização da relação do Estado com a sociedade, a partir de um sistema de gestão que começa com a definição de prioridades e vai até a elaboração, controle e execução do orçamento pela população.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Começa a 2ª Conferência Estadual de Planejamento Participativo – Foto: Ascom/Seplan