Combate à desertificação em Sergipe tem novos encaminhamentos
Diante da realização do I Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação (I Ened) – ocorrido em março deste ano e que teve por objetivo central firmar um Pacto pelo Desenvolvimento do Semiárido e se transformar em um marco no enfrentamento da desertificação no Brasil – técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), junto a cinco consultores contratados pelo Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (MMA/IICA), realizaram na manhã desta quinta-feira, 25, no município de Canindé de São Francisco, uma visita técnica com vistas à Construção do Programa de Ação Estadual de Combate a Desertificação de Sergipe (PAE Sergipe).
Além da equipe de consultores pelo MMA/IICA, participaram da comissão de visita técnica a Canindé – região suscetível à desertificação junto aos municípios de Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Monte Alegre, Gararu e Porto da Folha – os pontos focais do Programa de Ação Nacional, representados pelo superintendente de Educação Ambiental da Semarh, Lício Valério Lima Vieira e Elis Santos, do Centro do José Brandão de Castro, a qual é representante da sociedade civil.
A visita técnica tem dois objetivos distintos. O primeiro é diagnosticar in loco os elementos da caatinga, problemas e impactos ambientais. O segundo está voltado na identificação de personagens da sociedade civil que irão participar de oficinas para a construção de Planos de Ações Estratégicas Estaduais de Combate à Desertificação. De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, tanto a visita técnica quanto a identificação de atores para trabalhar na construção dos planos de ação fazem parte de uma importante etapa inicial de todo um processo de ações que vêm pela frente.
“Os encaminhamentos de hoje serão acumulados a outros dados e informações que iremos obter em momentos participativos com órgãos e instituições do estado e dos municípios envolvidos com a problemática. O fundamental é que estamos avançando junto com o governo federal na prevenção e combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca nas regiões de semiárido em todo o Brasil”, explicou confiante nos resultados das visitas técnica o secretário Genival Nunes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]