[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O ano de 2003 está sendo encerrado com muitas vitórias na área da saúde pública em Aracaju e uma delas é o combate a dengue. De acordo com informações da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi constatado um número recorde de visitações desde 2001 pelos 220 agentes comunitários da dengue existentes em Aracaju.

Cerca de 1,3 milhão de imóveis foram visitados e quase 500 mil foram tratados, ou seja, foram encontradas larvas do mosquito da dengue, Aedes Aegypti. Para esses casos, houve a necessidade do controle químico, através de larvicidas ou o mecânico, com a destruição dos criadouros do mosquito.

Um outro número que comprova o trabalho eficiente realizado pela secretaria é o de casos da doença. Em 2002 foram registrados 2202 casos de suspeita de dengue, sendo comprovados 615 e em 2003, até novembro, foram notificados 1512 e confirmados cerca de 450 casos da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, um município controlado em termos de presença do mosquito da dengue, é aquele que apresenta um índice de infestação inferior a 1% e Aracaju atingiu em alguns meses de 2003 índices satisfatórios, sendo considerado nessas ocasiões, um município controlado.

Mas esse índice não é apenas mensal, ele deve ser atingido durante todo o ano. Em Aracaju o índice anual ainda é de 1,2% (até outubro desse ano), mas de acordo com a gerente de controle da dengue da SMS, Sidnei Lourdes Sá, os resultados até agora são satisfatórios. “Mesmo tendo ainda 1,2% de índice de infestação anual, podemos considerar uma vitória fecharmos bimestres com 0,5% de infestação”, disse.

Para alcançar o índice ideal, a SMS investe cada vez mais nos seus profissionais e em campanhas educativas que conscientizem a população quanto a importância de cada um na prevenção e controle da dengue.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.