[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) já começou a promover as ações de combate à dengue nas escolas e nos prédios da instituição. Nesta quarta-feira, 2, pela manhã, a secretária-adjunta da Educação, professora Hortência Araújo, se reuniu com os coordenadores das escolas de Aracaju para traçar um plano de ação de combate à dengue nas unidades de ensino. As escolas passarão por um mutirão de limpeza e receberão a aplicação de larvicidas. O trabalho é em parceria com as Secretarias de Saúde do Estado e do Município.

Nesta quinta-feira, 3, uma nova reunião acontecerá no auditório da SEED com representantes de grêmios estudantis e da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (USES). Os alunos vão receber informações de como devem proceder para evitar a doença e se tornarem multiplicadores dessas informações. As explicações serão repassadas por técnicos da Vigilância Epidemiológica do Estado e do Município.

Na sexta-feira, 4, os prédios da SEED, sediados em Aracaju, passarão por um mutirão de limpeza e serão detetizados. Na próxima segunda-feira, 7, a vigilância epidemiológica do Estado fará uma reunião no auditório da secretaria, com todos os diretores Regionais de Educação para informar como eles devem proceder nas escolas para combater ao mosquito aedes aegypti. O trabalho no interior terá a parceria das secretarias municipais de Saúde, que farão a aplicação de larvicidas nas unidades educacionais.

A SEED vai dar um tratamento especial às escolas situadas nos municípios de Laranjeiras, Neópolis, Carira, Tobias Barreto, Riachuelo, Malhador e Campo do Brito, onde a dengue já considerada uma epidemia pela SES.

No último dia 1º, com a cooperação da Empresa de Serviços Urbanos (Emsurb) da Prefeitura de Aracaju, foi realizada a podação de árvores, capinação, retirada de lixo e limpeza com água sanitária na área externa do prédio central da SEED. Na ocasião, os agentes da Vigilância Epidemiológica fizeram uma vistoria minuciosa nos setores da secretaria a fim de verificar a existência de focos do mosquito aedes aegypti. Também foi providenciada a colocação de tela de proteção nos esgotos do prédio.

Conscientização

Desde o início da semana que a SEED, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Saúde de Aracaju, vem desenvolvendo atividades de conscientização e mobilização para envolver servidores, professores e alunos no combate à dengue.

"Também precisamos orientar os nossos alunos sobre as causas e conseqüências da dengue. Devemos conscientizá-los sobre os tipos de medidas de prevenção", ressaltou a secretária-adjunta. Ela sugeriu ainda que os estudantes priorizem o uso de calças compridas, tênis e meias, como fardamento escolar, para dificultar o acesso do mosquito às partes do corpo.

O coordenador da rede QualiVida, Sílvio Oliveira, também acompanhou a secretária à reunião. Ele informou que, seguindo a determinação do secretário, professor José Fernandes de Lima, profissionais da Vigilância Epidemiológica foram convidados a prestarem informações sobre o assunto e a realizarem uma vistoria minuciosa nos prédios que atendem os setores da Educação e as escolas da rede. As primeiras medidas contra a dengue foram tomadas na última segunda-feira, 31, com uma reunião para definir estratégias de ação.

Participaram, além dos representantes da Secretaria da Educação, técnicos e assessores da Secretaria da Saúde do Estado e do Município de Aracaju. Na ocasião, ficou definida a realização de capacitações dos servidores da SEED pelos técnicos da saúde, panfletagem e verificação in loco de possíveis focos nos prédios administrativos e escolares.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.