[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A noite de quinta-feira, 16, foi muito especial para o artista plástico sergipano Leonardo Alencar, que abriu na Galeria Manuel Bandeira, situada na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, a exposição ‘Terra adentro, Mar afora’, que marca seus 51 anos de carreira. O vernissage ficará aberto até o dia 15 de julho e irá mostrar aos visitantes da ABL, um pouco das pinturas, desenhos e xilogravuras produzidas pelo artista.

O procurador Mário Brito esteve na exposição representando o Governo de Sergipe. No texto do convite do vernissage, assinado pelo procurador, ele descreve Leonardo Alencar como um turbilhão de criação, que ama o ofício de sua arte. “A obra de Leonardo é completa. Há muito que admiro o mestre expressionista e conheço suas diversas faces, todas sempre tão marcantes”, citou.

Para o pintor a exposição é uma porta que se abre para os artistas do nordeste brasileiros, ma vez que a primeira vez que um nordestino expõe na ABL. “Esta exposição é muito importante, pois abre uma perspectiva para os artistas nordestinos, que nunca puderam expor na ABL. A Academia sempre foi muito fechada para o nordeste, e a ABL ter aprovado minha exposição, aprova, de certa forma, a região como o todo”, observou o artista.

A jornalista sergipana Nadja Piauitinga, que atualmente reside no Rio de Janeiro, prestigiou a grande noite da arte sergipana na ABL. “Pierrôs, peixes, folclore sergipano… Irretocável! O cuidado com a tela impressiona. É tudo tão vivo, e ele é tão frágil e querido. Estou emocionada”, declara Nadja.

Apoio

A exposição de Leonardo Alencar na Academia Brasileira de Letras só foi possível graças a um apoio integrado do Governo do Estado para garantir o bem estar do artista no Rio de Janeiro durante o período do vernissage. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), assim como a Casa Civil, a Emsetur, Banese e Energisa são alguns dos colaboradores.

A Secult forneceu o material necessário para a confecção de algumas telas, além de disponibilizar parte da comunicação visual do vernissage. Os demais parceiros estão dando suporte em itens como a estadia do pintor e sua equipe na cidade maravilhosa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.