Coleta Seletiva contribui para preservação do Meio Ambiente
A coleta seletiva é uma ação que resulta no desvio dos aterros sanitários os resíduos sólidos que podem ser reaproveitados. Assim surgiu a campanha ´Participe da Coleta Seletiva´, através de um folheto explicativo que ensina aos aracajuanos a maneira correta de separar o lixo e um calendário para que o morador possa marcar o dia em que os caminhões coletores passam pelo bairro.
Além dos Pontos de Coleta Voluntária, a Emsurb disponibiliza a coleta ´Porta à Porta´, realizada por agentes de limpeza, através de dois caminhões de carroceria. A coleta totaliza cerca de 50 toneladas de lixo por mês, desde 2003, garantindo emprego e renda aos ex -catadores de lixo que participam da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju/SE (Care).
De acordo com o gerente de limpeza urbana, Roberto Gomes, o ponta-pé inicial no bairro Inácio Barbosa gerou diversas ligações solicitando pontos de coleta em outros bairros. “Hoje esse pontos estão também no bairro Augusto Franco, Passarela do Caranguejo, Condomínio Estrela do Mar, Mirante da 13 de Julho e praças Fausto Cardoso, General Valadão e Dom José Tomaz”, comenta.
A coleta é realizada ainda em órgãos públicos municipais, estaduais e federais, além de alguns hotéis, empresas e casas de materiais de construção. “A perspectiva para este ano é ampliar esse trabalho, beneficiando assim outros bairros. Recebemos diversos pedidos, mas para que sejam aceitos existe a análise do local. A assessoria de planejamento vai até o local para fazer a análise, verificando se convém realizar a implantação do posto de coleta naquela área”, explica.
São 24 localidades atendidas, além dos setores comercias. Para maiores informações está disponível ao público o telefone: 0800-284-1300.
Itinerário da Coleta Seletiva:
Conjunto Bela Vista e bairro Cirurgia, segundas-feiras, às 7 horas;
Conjunto Beira Mar I e II, segundas-feiras, às 10 horas;
Conjunto Médice e Jardim Baiano, segundas-feiras, às 13 horas;
Bairro Getúlio Vargas, segundas-feiras, às 14 horas;
Hotéis, Casa das tintas e Escolas e Postos de Saúde do bairro Santa Maria, segundas-feiras, às 15 horas;
Órgãos públicos, terças-feiras, às 7 horas;
Bairro 13 de Julho, terças-feiras, às 14 horas;
Conjunto Inácio Barbosa e Bairro são José quartas-feiras, às 7 horas;
Bairro Jardim Esperança, quartas-feiras, às 10 horas;
Loteamento Parque dos Coqueiros/Beira Rio e Residenciais dos bairros Aeroporto e Aruana – PAR, quartas-feiras às 14 horas;
Secretaria do Estado da Fazenda, quintas-feiras, às 8 horas;
Casas de materiais de construção, quintas-feiras, às 14 horas;
Conjunto J. K./Sol Nascente e santa Lúcia, quintas-feiras, às 7 horas;
Bairro Jardins, quintas-feiras, às 7 horas;
Bairro Grageru, quintas-feiras, às 14 horas;
Hotéis, casa das tintas, Escolas e Postos de saúde do bairro Santa Maria, quintas-feiras, às 15 horas;
Bairro Siqueira Campos, sábados, às 8 horas.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]