[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O serviço de coleta de lixo nos bairros de Aracaju segue um roteiro previamente estabelecido, em que a Administração Municipal, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, contempla todos os bairros. Além do serviço de coleta de lixo, a Emsurb disponibiliza equipes fixas e volantes para recolhimento de entulho em pontos clandestinos de descarte.
As lixeiras clandestinas são problemas crônicos da capital e a Prefeitura de Aracaju vem combatendo o descarte indiscriminado de lixo nas ruas e terrenos baldios. É preciso a colaboração da comunidade, pois o lixo atrai insetos e roedores, vetores de doenças. São disponibilizadas à população alternativas para o recolhimento de lixo domiciliar e entulho, através da coleta regular de lixo, mutirões de limpeza, caixas coletoras, programa de educação ambiental e coleta seletiva.
Na Soledade, Coqueiral e Porto Dantas, por exemplo, no final da manhã desta quarta, a coleta foi realizada normalmente, assim como acontece todas as segundas, quartas e sextas. Na Jabotiana, Marivan e São Conrado, também têm coleta regular, acontecendo às terças, quintas e sábados.
Segundo explica o coordenador de Limpeza Urbana da Emsurb, José Roberto Gomes, a empresa executa diariamente um cronograma de coleta de lixo seguido de forma rigorosa, inclusive com horários determinados. “Temos em Aracaju três tipos de coleta de lixo: a coleta especial diurna, a coleta alternada diurna e a coleta diária noturna. Assim toda a capital é contemplada pelo serviço”.
A coleta especial diurna de lixo é feita em dias alternados na orla de Atalaia, nos pontos de lixo centro-sul-norte, e em bairros com áreas de difícil acesso. De quinta a domingo, o lixo é recolhido nas feiras livres.
Às segundas, quartas e sextas, a Emsurb faz a coleta de lixo nas seguintes localidades:
– Conjunto Bugio – loteamento Ângela Catarina, Anchietão, Estrela do Oriente e Bugio III;
– Santos Dumont – Alto do Santos Dumont, Pau Ferro e Princesa Isabel;
– 18 do Forte, José Conrado de Araújo, D. Pedro, Veneza, bairro América, Lourival Baptista e conjunto Tiradentes;
– Augusto Franco – Farolândia, Mar Azul, Jardim Santo Antônio e Boca do Rio;
– Mosqueiro, Areia Branca, Robalo e Matapoã;
– Coroa do Meio, bairro Industrial, Manoel Preto, Porto Dantas, Residencial Santa Tereza, loteamento São Sebastião e Coqueiral;
– Cidade Nova, Jetimana, Alto da Jaqueira, Japãozinho, São Carlos e conjunto Maria do Carmo;
– Soledade, Lamarão, Pousada Verde e conjunto do Ipes.

Às terças, quintas e sábados, o serviço de coleta contempla as localidades:
– Sol Nascente, Santa Lúcia, Orlando Dantas, loteamento 31 de Março e São Conrado;
– Leite Neto, Jardim Jussara, Inácio Barbosa, Jardim Esperança, Beira Rio e Parque dos Coqueiros;
– Grageru, Tramandaí, loteamento Garcia, Cidade dos Funcionários, Médici, Jardim Baiano, loteamento Gravatá e Ponto Novo;
– Augusto Franco (parte), Santa Maria, Padre Pedro, Valadares, Maria do Carmo e loteamento Marivan;
– Atalaia, conjunto Beira Mar, Jardim Godofredo Diniz, Aruana, Santa Tereza, Castelo Branco, Largo Aparecida, Bela Vista, Jabotiana, Sesquicentenário e parte do Costa e Silva (parte).
O serviço de coleta diária noturna é efetuado nos bairros:
– São José, Centro, Santo Antônio, Suissa, Índio Palentim, Paulo Barreto, Cirurgia, Getúlio Vargas, Siqueira Campos, América (parte) e Costa e Silva (parte);
– 13 de Julho, Salgado Filho, Luzia, Ponto Novo, Jessé Pinto Freire e conjuntos dos Motoristas e Alvorada.
O serviço de recolhimento de entulhos das ruas da cidade é realizado permanentemente pela Prefeitura de Aracaju. Semanalmente, a empresa mantém um cronograma de coleta de entulho, disponibilizando equipes compostas por caçambas, pás enchedeiras e servidores para efetuar recolhimento.
Para o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, o prefeito Marcelo Déda tem se preocupado em combater as lixeiras clandestinas. “Não há razão para que a população transforme alguns locais em lixeiras clandestinas. É inadmissível que na sociedade em que vivemos ainda tenhamos que enfrentar questões como essa, que acabam contribuindo para a proliferação de vetores de doenças”, disse Nascimento, acrescentando que o descarte de material em local impróprio se reverte em problemas de saúde para a própria comunidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.