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O Colégio Estadual Lourival Fontes, localizado no município de Aracaju, se classificou entre os 10 melhores projetos inscritos na categoria bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, na 7° edição do Prêmio Vivaleitura, realizado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN/Minc). O objetivo é premiar instituições comprometidas com o fomento à mediação da leitura em todo o território nacional e à valorização do hábito de ler na conquista da cidadania plena.

Ao todo são distribuídos R$ 540 mil em prêmios, sendo R$ 30 mil para cada um dos 18 vencedores das três categorias de premiação: Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade (empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). A fase final do prêmio acontecerá em Brasília, no dia 20 de dezembro, para os seis classificados nas três categorias.

Segundo a coordenadora do Colégio, Jaílza Santos da Silva, foi uma conquista muito importante para a instituição. “Nosso projeto ficou entre os dez melhores. Competimos com mais de mil instituições públicas e privadas de todo o Brasil. É um grande feito”, ressaltou.

“Abordamos as ações que realizamos ao longo do ano letivo para o incentivo à leitura. Nosso projeto consistiu em campanhas de estímulo à leitura, competições e premiações para as turmas que mais tiverem alunos que leem livros, gincanas, entre outros”, completou a coordenadora.

O projeto foi desenvolvido por toda a equipe pedagógica da escola, encabeçada pela professora Elaine Santos, coordenadora Jailza Santos da Silva e a professora de informática, Rosevânia leite.

Vivaleitura

O Prêmio Vivaleitura é uma realização da Fundação Biblioteca Nacional, com a coordenação e execução da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em conjunto com o Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Santillana, Fundação Banco do Brasil, Conselho Nacional de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O Vivaleitura é dividido em três categorias. Em Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, concorrem experiências desenvolvidas em bibliotecas de acesso público sem vínculo com instituições de ensino.

Trabalhos realizados em colégios públicos e particulares sob responsabilidade de professores, diretores, bibliotecários ou coordenadores enquadram-se na categoria Escolas públicas e privadas. Bibliotecas ligadas a faculdades ou universidades juntam-se a ONGs, pessoas físicas e instituições sociais. Em Sociedade, categoria que avalia iniciativas formais ou informais executadas na área da leitura, concorrem cidadãos vinculados às ONGs e instituições sociais.

 

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