[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Colégio Estadual Professor Leão Magno Brasil, localizado em Nossa Senhora do Socorro, será o representante sergipano no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, ano base 2008. Em 2º lugar ficou a Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade, de Lagarto e empatados, e no 3º lugar ficaram a Escola Estadual Professor Valnir Chagas, de Aracaju, e o Colégio Municipal Josué Passos, de Ribeirópolis.

Como premiação, os gestores escolares classificados na etapa estadual terão acesso a viagens de estudos. A primeira colocada representará a educação pública de Sergipe nos Estados Unidos. As demais, assim como também a 1ª colocada, participarão de um intercâmbio educacional em um dos estados brasileiros, com exceção de Sergipe. A proposta dos organizadores é que em cada uma dessas ocasiões os representantes das escolas troquem experiências educacionais e conheçam outros modelos de gestão.

Nesta 9ª edição, concluíram o processo de avaliação 80 unidades de ensino, sendo 77 da rede estadual e três da rede municipal. Na edição referente ao ano de 2007 participaram apenas 18 escolas. “O Prêmio como processo de autoavaliação é a porta de entrada para o resgate de uma educação de qualidade”, ressaltou o diretor da Assessoria de Planejamento da Seed, professor Maurício Nascimento.

Para chegar ao nome dos primeiros colocados, a coordenadoria estadual do prêmio, composta por técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed), seguiu um vasto cronograma de atividades iniciado em outubro de 2008. Foram realizadas visitas para divulgação do Prêmio e a elaboração de dossiê (documento final do Prêmio), além de oficinas. A coordenadoria estadual também montou um esquema de atendimento na sede da Seed a fim de elucidar dúvidas dos gestores inscritos.
 
Numa outra oportunidade, as atenções estiveram direcionadas à análise do mencionado dossiê. A avaliação ficou sob a responsabilidade de uma comissão julgadora formada por representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Secretaria de Estado da Administração (Sead), Seed, Rede Nacional de Gestores em Educação (renageste) e Movimento Sergipe Competitivo.
 
De acordo com os resultados divulgados pela coordenação estadual do Prêmio de Gestão, 10 instituições foram previamente classificadas: Colégio Estadual Marcolino Cruz Santos, Escola Municipal Cecício Eugênio Alves, Colégio Municipal Josué Passos, Colégio Estadual Comendador Calazans, Colégio Estadual Raimundo Mendonça e Araújo, Escola estadual Professor Valnir Chagas, Colégio Estadual Eduardo Silveira e Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade. Destas, quatro conseguiram a classificação estadual.

Prêmio

O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, é coordenado nos estados pelas secretarias estaduais da Educação. Ele tem como objetivo consolidar as experiências de sucesso em gestão escolar desenvolvidas nas unidades de ensino e premiar os educadores envolvidos. Em Sergipe, a Seed instituiu o Prêmio de Referência em Gestão escolar em 2009, através da portaria nº 1.798/2880, no âmbito das escolas de Educação Básica.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.