Colégio Estadual realiza caminhada contra a dengue
Nesta sexta-feira, 11, mais de 300 alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual Poeta José Sampaio participaram de uma caminhada para conscientizar os moradores do conjunto Parque dos Faróis sobre os perigos da dengue. Durante toda a manhã, acompanhados da equipe diretiva e professores, os estudantes distribuíram panfletos, incentivando o combate à proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.
"Essa iniciativa do colégio, juntamente com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, é muito importante, pois mostra, além do combate à dengue, a integração com a comunidade", destacou Everaldo Pinto Fontes, diretor Regional de Educação das escolas da Grande Aracaju. "Esperamos que a escola continue realizando esse trabalho de conscientização com os alunos", acrescentou.
A caminhada pelas ruas do conjunto serviu como alerta à população. A principal orientação era evitar deixar recipientes com água parada, propícios à proliferação do mosquito vetor da doença. Os moradores receberam panfletos informativos e alguns esclarecimentos sobre a dengue. Faixas, cartazes e fantasias fizeram parte da caminhada. "Todo esse trabalho tem como objetivo sensibilizar a população e evitar o aumento no número de casos da doença", informou a coordenadora do colégio, Normélia Franco Carvalho.
De acordo com a coordenadora, a caminhada faz parte do projeto ‘Mobilização sócio-ambiental’, que será realizado durante toda a semana no Colégio José Sampaio. "Vamos discutir e apresentar aos alunos tudo relacionado a dengue, como os sintomas, tratamentos e prevenções", disse. "O Colégio tem papel fundamental no combate ao mosquito transmissor da doença", ressaltou Normélia.
Para Maria Graziele Santos, 14 anos, a mobilização dos alunos é essencial para conscientizar os moradores. "Estamos fazendo a nossa parte. Eu acho muito importante que todos os estudantes do Colégio participem para mostrar a nossa preocupação com a doença", disse a aluna.
Coqueiral
Já neste sábado, 12, a partir das 8h30min, alunos, professores e membros da equipe diretiva do Colégio Estadual José Alves do Nascimento, localizado no bairro Coqueiral, se integram à luta da SEED e promovem, em parceria com Agentes de Saúdes e funcionários do Posto de Saúde Eunice Dantas, uma caminhada contra a dengue pelas principais ruas da localidade.
A exemplo do que estão fazendo outras unidades de ensino, eles vão levar informações sobre as formas de prevenção e de combate ao mosquito transmissor da doença. Residências serão visitadas e moradores conscientizados sobre os perigos causados pelo aedes aegypti. O evento também tem o propósito de promover a preservação do meio ambiente além dos cuidados com a saúde.
"Existem em nossa comunidade pessoas que jogam o lixo em lugares inadequados. Muitas de nossas crianças e seus familiares estão apresentando os sintomas da dengue. Realmente estamos preocupados", informou a diretora do colégio, Juciene Maria Santos de Jesus.
Interior
Desde o lançamento da campanha intitulada ‘Dia D Contra a Dengue’, feito pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria e Educação de Aracaju, na última quarta-feira, 9, as ações de prevenção contra a doença estão tomando conta dos espaços escolares na capital e no interior.
Em Nossa Senhora de Lourdes, Gararu e Itabi, instituições de ensino da rede pública estadual estão executando atividades com as comunidades escolares de forma a esclarecer sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do agente transmissor da dengue. Neste período estão atuando com o plano de ação do combate a doença os colégios José Augusto da Rocha Lima (Gararu), Colégio Estadual Monsenhor Fernando Graça Leite (Lourdes) e a Escola Estadual Professora Maria Pureza Aragão (Povoado Mata Grande/Itabi).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Colégio Estadual realiza caminhada contra a dengue – Foto: Juarez Silveira/SEED