[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Colégio Estadual Atheneu Sergipense reinicia na próxima segunda-feira, 11, o Curso Profissionalizante com a Educação de Jovens e Adultos (Proeja). A aula inaugural foi realizada no dia 4, e foram formadas duas turmas no curso de Técnico em Informática, com 40 alunos cada, no período da noite.

“O Atheneu reabre o turno da noite com uma nova modalidade de ensino, o Proeja, na área de Técnico em Informática, oferecendo um curso profissionalizante de excelente qualidade para os nossos alunos”, disse o diretor do Atheneu, Genaldo Freitas Lima.

O Proeja tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica, buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante.

Proeja

O Proeja também tem como objetivo contribuir para a superação do quadro da educação brasileira explicitado pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgados em 2003. Segundo essa pesquisa, 68 milhões de Jovens e Adultos trabalhadores brasileiros com 15 anos e mais não concluíram o ensino fundamental e apenas 6 milhões (8,8%) estão matriculados em EJA.

A partir desses dados, e tendo em vista a urgência de ações para ampliação das vagas no sistema público de ensino ao sujeito jovem e adulto, o Governo Federal instituiu, em 2005, o primeiro Decreto do Proeja nº 5.478, de 24 de junho de 2005, posteriormente substituído pelo Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006, que introduz novas diretrizes que ampliam a abrangência do primeiro com a inclusão da oferta de cursos Proeja para o público do ensino fundamental da EJA.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.