[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Aracaju é sempre elogiada pelas pessoas que visitam a cidade por conta, entre outros atrativos, da limpeza. O esforço da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) em manter este bom aspecto de Aracaju precisa da colaboração da população através de uma consciência de que cidade limpa é também premissa de qualidade de vida, meta perseguida pelo prefeito Marcelo Déda à frente da Administração Municipal.

Diariamente, a Emsurb realiza diversas intervenções na cidade e vem aprimorando cada vez mais os serviços prestados, principalmente na parte de limpeza urbana. Além de estabelecer um cronograma para execução dos serviços nas ruas e avenidas da cidade, a Emsurb disponibiliza uma coleta de lixo regular em todos os bairros e desenvolve mutirões onde realiza simultaneamente serviços de varrição, capinação, limpeza de canais, roçagem, pintura de meio-fio e podação, concentrando a operação em uma localidade.

Ainda assim, projetos como o Bota Fora, Lixo Zero na Praia é Dez e de Coleta Seletiva integram as ações para deixar Aracaju mais limpa. Porém, os resultados podem ser prejudicados se a população não se sentir co-responsável por esta gama de serviços.

O presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, explica que a Prefeitura de Aracaju investe recursos próprios, fruto de impostos pagos pelo cidadão para proporcionar melhor qualidade de vida, mas que a conscientização da comunidade em manter o serviço executado pela Emsurb pode contribuir para uma maior participação da Administração Municipal nos bairros. “Enquanto aplicamos recursos para encontrar formas de acabar com as lixeiras clandestinas, a PMA poderia investir em espaços de lazer para a comunidade. É um exemplo para mostrar que embora o prefeito Marcelo Déda venha se dedicando para levar aos aracajuanos uma qualidade maior de serviços e qualidade de vida, a colaboração da população poderia ampliar ainda mais a oferta de lazer e saúde para as pessoas”, comenta.

No Bota Fora, a Emsurb promove mutirões em diversos bairros de Aracaju para recolher materiais que a população não mais utiliza, a exemplo de sofás, restos de madeira, restos de material de construção e colchões, entre outros objetos. Com isso a empresa se antecipa e recolhe o material antes que seja depositado em locais impróprios.

Assim como o Bota Fora, os demais projetos têm como preocupação oferecer condições para que a comunidade possa realizar o descarte correto de seus resíduos, sem que ponha em risco a sua saúde e o Meio Ambiente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.