Cohidro finaliza ciclo de palestras sobre o uso do agrotóxico
A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) encerrou na última terça-feira, 24, o cronograma de curso sobre a racionalização do uso do agrotóxico. O evento aconteceu no Perímetro Irrigado Piauí, no município de Lagarto, e reuniu também agricultores do Perímetro Jabiberi, localizado em Tobias Barreto.
O curso foi aplicado nos perímetros irrigados admirados pela Cohidro e todas as aulas foram ministradas pela engenheira agrônoma da Emdagro, Aparecida Andrade. Assim como nos outros perímetros, o curso em Lagarto abordou a preservação do meio ambiente, a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), a aplicação correta de agrotóxicos, conceitos de toxicidade, primeiros socorros, regulagem, manutenção de equipamentos e noções sobre as leis que regulamentam o uso desses produtos. Em cada curso houve coleta de sangue dos aplicadores de agrotóxicos para realização de exames.
Para a agricultora Márcia Selma, que cultiva alface, coentro, cebolinha, dentre outras hortaliças, o curso foi muito importante. “Esse trabalho é maravilhoso pois nos ajuda a lidar com a terra diariamente. Temos medo de perder nossa plantação, mas a nossa saúde tem que ser prioridade. Depois de hoje vou até fiscalizar meu esposo que trabalha também com o produto”, enfatiza.
A engenheira agrônoma Sônia Loureiro, gerente de Desenvolvimento Agropecuário da Cohidro e coordenadora do curso, expressou a satisfação em saber que o objetivo do evento foi alcançando. “Encerramos mais uma etapa que contou com a presença de 105 agricultores ligados aos perímetros. A Cohidro cumpre mais uma vez seu dever de cuidar do meio ambiente, da saúde do agricultor, bem como da saúde do consumidor, através do estímulo à produção responsável. E nada disso teria acontecido sem a colaboração da Emdagro e da Diretoria de Vigilância Sanitária, que não mediram esforços em nos ajudar, mostrando com isso, que como parceiras seremos mais fortes na realização de nossas ações”, comemorou Sônia.
Além da coordenadora, o presidente da companhia, Mardoqueu Bodano, falou da importância do curso. “A realização deste trabalho é uma das atividades de capacitação previstas aos agricultores, pois muitos deles não sabem muita coisa, principalmente na parte técnica. A Cohidro tem um longo trabalho pela frente até que as informações cheguem a todos os aplicadores da substância”, concluiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Cohidro finaliza ciclo de palestras sobre o uso do agrotóxico – A agricultora Márcia Selma